sexta-feira, 31 de março de 2023
quinta-feira, 30 de março de 2023
COIMBRA | «Abril no Feminino»
quarta-feira, 29 de março de 2023
GIULIA SISSA |«O Poder das Mulheres-Um desafio para a democracia»
SINOPSE
segunda-feira, 27 de março de 2023
PELA ATRIZ EGÍPCIA SAMIHA AYOUB | Mensagem do Dia Mundial do Teatro 2023
sábado, 25 de março de 2023
«manamiga»
As boas vindas a esta iniciativa que se apresenta assim: MANAMIGA é um espaço de conhecimento e de ativismo feminista. ESCOLA – CULTURA – COMUNIDADE. Saiba mais.
E desejamos que tenham oportunidade de se cruzarem com outras organizações que agem no mesmo universo.
sexta-feira, 24 de março de 2023
quinta-feira, 23 de março de 2023
«No Lugar Dela»
A Propósito:
«Na edição de 2022, são dois os vencedores do Prémio Carlos Paredes. Duarte e Sexteto Bernardo Moreira conquistaram as preferências do Júri, com as suas obras “No Lugar Dela” e “Entre Paredes”.
(...) No caso de “No lugar dela”, o júri salientou “o bom gosto, o rigor da execução, solidez e maturidade e a grande criatividade” nas temáticas do disco de Duarte; no caso do “Entre Paredes”, “a excelente transição das melodias de cordas para os sopros, a elegância da interpretação e as improvisações e o facto de ser uma homenagem ao grande compositor e músico Carlos Paredes”. (...)»
terça-feira, 21 de março de 2023
«O DEVER DE DESLUMBRAR»| biografia de Natália Correia
Intimidando pela verve de aríete e pela beleza, Natália Correia simbolizou, como poucos, as inquietações do século XX português. Precoce e radical no pensamento feminino, vítima de efabulações e de mitos, incompreendida e amada, lançou um olhar oracular sobre o seu tempo. Em tertúlias, que eram verdadeiras olimpíadas da confraternização lisboeta, o seu traço aglutinador envolvia, juntamente com o fumo dos cigarros, intelectuais e admiradores, que se irmanavam com párias e malditos em ideias e poemas de vanguarda.
Mulher deslumbrante e carismática, equiparada às maiores pensadoras europeias e às estrelas de Hollywood, atacou o Regime onde mais lhe doía - na moral caduca -, elegeu o erotismo como arma política e tornou-se a autora mais censurada da ditadura. Já no bar que fundou em Lisboa, fez e desfez governos à batuta da sua boquilha.
Nesta biografia, da autoria de uma das vozes mais seguras da nova literatura portuguesa, convivem a libertária e a conservadora, avessa a expor a sua atribulada vida íntima, a mulher que desprezava a política partidária e que nela viveu, inclusive como deputada; o espírito frágil e o temperamento intempestivo; o polémico exercício de funções diretivas em órgãos de imprensa e a defesa intransigente das causas maiores; e, em todas as páginas, as contradições e coerências de uma pensadora capaz de criar para si própria uma narrativa que não a torturasse pelas escolhas que fez. Saiba mais.
segunda-feira, 20 de março de 2023
«Destemidas»
Spoiler de Tobacco Embers (1982),
filme que documenta a insurgência e as greves das trabalhadoras das fábricas de
tabaco da cidade de Nipani, naquele que foi um dos mais marcantes movimentos
laborais dos anos 80 na Índia. Uma cena curta, mas simbólica, que acaba por
reunir os temas principais — a exploração laboral, o trabalho doméstico, o machismo, a luta de
classes, as mobilizações das mulheres trabalhadoras – da também curta, mas
extensamente valiosa, filmografia do Yugantar Film Collective, o primeiro
colectivo feminista de cinema indiano a que o Batalha Centro de Cinema, no Porto, dedica a
tarde deste domingo. (...)».
«WOMEN OF WALL STREET | Leadership Through A New Lense...»
«Where Powerful Meets Purpose.
Women of Wall Street, Inc is a curated community for impact driven women; who are taking action by investing, shaping culture and growing brands.
We work side by side with brands, Non-Profits, entrepreneurs and executives every day to provide access to valuable resources and relationships directly; Advocating on behalf of humanitarian efforts, sustainability, self-expression and community.
Our members are C-Suite Executives, Creatives, Founders and Investors. (...)» - Continue a ler.
NA TATE NO MÊS DE MARÇO CELEBRA-SE MULHERES AUTORAS E ARTISTAS
|
domingo, 19 de março de 2023
«Ir com o Pai ao Futebol»
RESUMO
Todos os que se identificam com futebol acabam por se
rever numa história que fala acerca da primeira vez que Pai e Filho vão juntos
ao estádio assistir a um jogo de futebol. Um momento que fica, seguramente,
marcado na vida de ambos.
Algo que o Pai terá vivido na sua infância e que o Filho irá, certamente, querer replicar no futuro. É nestes momentos de partilha e relativa simplicidade que nasce aquele que produz e, ao mesmo tempo consome, uma indústria capaz de gerar receitas de milhões: o adepto de futebol! Saiba mais.
sábado, 18 de março de 2023
FILME|«A Voz das Mulheres»
Sinopse:
«Sarah Polley vence o Oscar de melhor roteiro adaptado
por “Entre Mulheres” - A roteirista, diretora,
produtora e atriz Sarah Polley ganhou seu primeiro Oscar neste domingo (12):
ela recebeu o prêmio de melhor roteiro original por Entre Mulheres, seu quarto longa-metragem como diretora.
“Gostaria de agradecer à Academia por não ter se ofendido mortalmente ao ver as palavras ‘mulheres’ e ‘conversando’ tão perto uma da outra”, afirmou Polley ao agradecer o prêmio, fazendo referência ao título original da produção, Women Talking. Único dos dez indicados a melhor filme com direção de uma mulher, o longa é uma adaptação do romance de Miriam Toews sobre mulheres de uma colônia menonita que são abusadas sexualmente pelos homens que vivem com elas. Sozinhas na colônia por dois dias, elas têm de decidir entre três opções: ficar e não fazer nada, ficar e lutar ou fugir. (...)». Continue a ler.
sexta-feira, 17 de março de 2023
«AS MULHERES DA CULTURA NA REGIÃO CENTRO»|E para quando «As mulheres na cultura do País?»|O projeto já esteve previsto.Recomecemos!
quarta-feira, 15 de março de 2023
SESSÃO PÚBLICA ASSINALA O CENTENÁRIO DE MARIA ALDA NOGUEIRA | «uma vida de combate pela igualdade e emancipação social» | 15 MAR 2023 | 18:00 H | CENTRO DE TRABALHO VITÓRIA | LISBOA
Passagem do que se pode ler sobre Maria Alda Nogueira no blogue Silêncios e Memórias:
«(...)Concluído o Liceu, ingressou na Faculdade de Ciências, no curso de Ciências Físico-Químicas, numa altura em que decorria a Guerra, propiciando-se, então, o contacto e a filiação nas duas associações progressistas de mulheres - a Associação Feminina Portuguesa para a Paz e o Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas - que, para além de pugnarem pela emancipação feminina, continham uma postura antifascista, a primeira, e oposicionista, a segunda. Para Alda Nogueira, a filiação na AFPP, em Janeiro de 1946, e o convívio com outras mulheres fez «gerar [...] a ideia de que os direitos das mulheres estavam entrelaçados com a defesa da democracia, com a própria luta contra o fascismo» [p. 32].
NA SALA DE CINEMA FERNANDO LOPES DA LUSÓFONA | Sessão única com acesso livre da curta metragem de 17min. "Growing", da artista e cineasta polaca Agata Wieczorek, seguida de conversa com a participação do grupo feminista "A Coletiva" e a mediação do Motelx , representanda por Sara Lupo | 15 MAR 2023 | 18:00 | LISBOA
segunda-feira, 13 de março de 2023
JUDITH MACKRELL |«AS ENVIADAS ESPECIAIS - Seis mulheres extraordinárias na linha da frente da II guerra mundial»
sexta-feira, 10 de março de 2023
quinta-feira, 9 de março de 2023
HOJE |ESTREIA |«O Que Podem as Palavras»|NO CINEMA NIMAS |19:30 H | LISBOA | HÁ CONVERSA COM AS REALIZADORAS E A ESCRITORA MARIA TERESA HORTA
sinopse
Publicado em 1972 por Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, Novas Cartas Portuguesas foi apreendido pelas autoridades e as autoras levadas a tribunal. A tradução e publicação na Europa e nos EUA e a cobertura do processo pelos media estrangeiros provocaram uma onda internacional de protesto inédita, com manifestações feministas à porta das embaixadas de Portugal e a solidariedade de escritoras como Marguerite Duras, Simone de Beauvoir, Doris Lessing ou Iris Murdoch. Ao longo de vários anos, Luísa Marinho e Luísa Sequeira trabalharam neste filme essencial, com entrevistas às 3 escritoras por Ana Luísa Amaral (que organizou há alguns anos a edição anotada da obra), material de arquivo e a animação de Sama, que ilustra interrogatórios, etc.
E hoje depois do flme no NIMAS há conversa com as realizadoras e a escritora Maria Teresa Horta
quarta-feira, 8 de março de 2023
ANTÓNIO GUTERRES |«Os decisores dos mais diferentes setores devem ampliar a participação e a liderança das mulheres na ciência e nas tecnologias, recorrendo a quotas, se necessário»
Excerto:
«(...)Precisamos de tomar medidas em várias frentes para garantir que as mulheres e as meninas possam contribuir plenamente para o acervo mundial de conhecimento através da ciência e das tecnologias. Temos de derrubar barreiras — dos dados discriminatórios a estereótipos que afastam as meninas do estudo de assuntos científicos desde tenra idade.
Os decisores dos mais diferentes setores devem ampliar a participação e a liderança das mulheres na ciência e nas tecnologias, recorrendo a quotas, se necessário. (...)».
terça-feira, 7 de março de 2023
«300 anos»
«O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, fez ontem, antevéspera do Dia Internacional da Mulher, um alerta preocupante. Segundo ele, numa análise do cenário mundial, serão necessários três séculos para alcançar a igualdade de gênero no mundo. "Avanços obtidos em décadas estão evaporando diante de nossos olhos", advertiu o diplomata português na abertura de uma reunião da Comissão sobre a Situação da Mulher da ONU focada na brecha tecnológica entre os gêneros. (...)». Continue a ler.
«Museu Nacional dos Coches celebra o Dia Internacional da Mulher»
«Na quarta-feira, 8 de março, o
Museu Nacional dos Coches celebra o Dia Internacional da Mulher.
Destinadas
ao público em geral, estão programadas visitas orientadas às 11h00, 13h00 e
15h00. Venha conhecer os veículos da coleção ligados a figuras femininas, tal
como a trajetória individual das mulheres para que remetem.
Inscreva-se
até dia 7 DE MARÇO e comemore esta data tão especial connosco!
Local:
Novo edifício do MNC (piso 1).
Duração: 45 minutos.
Max. 20 participantes por sessão (com inscrição prévia).
Orientação: Hugo Martins e Iris Mendonça.
Informações e inscrição: se@mncoches.dgpc.pt»
NO MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA | «As Mulheres e a Antropologia | Dia Internacional da Mulher | 8 Março 14h00»
«No âmbito do Dia Internacional da Mulher, dia 8 de março, às 14h00, no Museu Nacional de Etnologia enaltece-se a importância que Margot Dias assumiu no desenvolvimento da Antropologia e do cinema etnográfico em Portugal, através da apresentação de uma seleção de filmes do DVD “Margot Dias: Filmes Etnográficos (1958-1961).
Trata-se de um conjunto de filmes sobre Moçambique e Angola, pertencentes ao Arquivo Fílmico do Museu Nacional de Etnologia, que foram realizados no âmbito das “Missões de Estudos das Minorias Étnicas do Ultramar Português”, e deram origem à recolha de coleções etnográficas, fundamentais para a fundação do Museu Nacional de Etnologia». Daqui.
NO 8MAR2023 NA UNIVERSIDADE DE LISBOA | na Sala de Conferências do IGOT assinala-se o «Dia Internacional das mulheres»
«Dia Internacional das Mulheres 2023
Local:
No âmbito do Dia Internacional das Mulheres, 8 de março, a Comissão para a Igualdade do IGOT apresenta dois projetos centrados na participação das mulheres na sociedade. Os projetos serão apresentados de forma informal promovendo a discussão e o debate. Toda a comunidade IGOT e CEG é convidada a participar.
Serão promovidas duas atividades na Sala de Conferências do IGOT:
14h00-15h00 | Apresentação de um curto vídeo “O meu lugar é entre lugares”, produzido pelas participantes do workshop Through our women eyes, seguido de uma conversa com mulheres convidadas.
15h00-17h00 | Apresentação de três projetos desenvolvidos no âmbito do "Programa Bairros Saudáveis. Três intervenções socioespaciais sob uma perspetiva feminista", promovidos pela associação Mulheres na Arquitetura (contando com a presença de Gabriela Cavalcanti, Isabella Rusconi e Patrícia Robalo), seguida de um debate.
Em todos os lugares podemos ajudar a mudar o mundo de alguma forma. Participa neste evento e celebra o trabalho de investigadoras criativas, apoia a construção de quotidianos de vida e de trabalho onde as mulheres prosperam, e ajuda a forjar um mundo com equidade de género!»