quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

BOGALETCH GEBRE | « foi a mais extraordinária mulher do seu tempo no seu país, introduzindo, a pouco e pouco, mudanças radicais, para melhor, na situação da mulher»

Lembremos Bogaletch Gebre recorrendo ao que José Cutileiro escreveu no semanário Expresso desta semana:


Bogaletch “Boge” (pronunciado Bo-gay) Gebre que morreu em Los Angeles, Califórnia, ..., (devido à ausência de registo civil na sua Etiópia natal, não se sabia ao certo em que dia, mês ou ano tinha nascido, numa província quase 400 quilómetros ao sul de Adis Abeba, mas julgava-se que estivesse agora no seu 66º ano) de consequências tardias, não especificadas no anúncio da morte, de desastre de automóvel sofrido em 1987, após o qual médicos lhe haviam dito que não poderia tornar a andar e tendo ela não só conseguido retomar a marcha mas também nos anos que se seguiram corrido seis maratonas, foi a mais extraordinária mulher do seu tempo no seu país, introduzindo, a pouco e pouco, mudanças radicais, para melhor, na situação da mulher (sendo a mais espectacular destas a quase desaparição da mutilação sexual das raparigas), e convencendo muitas mulheres e homens a juntarem-se ao seu combate impensáveis quando ela era pequena e difíceis de imaginar nos nossos dias sem a sua participação constante e incansável.
Nascida a casal de camponeses, juntamente com outros 12 rapazes e raparigas, mais de metade dos quais morreu na infância, havia na família e na aldeia expectativas, poucas mas claras, quanto ao seu futuro, que eram as de qualquer rapariga da mesma condição. Seria mutilada genitalmente, não aprenderia a ler e casaria a seu tempo com um camponês da aldeia. Das três, só a primeira se verificou com efeitos tão brutais e duradouros na sua mente (“poderia ter morrido ali, como aconteceu a tantas outras raparigas”) que contribuiu para a nulidade das duas restantes. A mutilação, ritual tradicional, que sofreu aos 12 anos — segundo os critérios sociais da altura qualquer menina que se prezasse deveria passar por ela —, fora brutal e sangrenta. Um homem segurou-a, duas mulheres robustas afastaram-lhe as coxas à força e assim as mantiveram, enquanto uma terceira mulher, com navalha muito afiada, lhe seccionava a vulva. (As raparigas eram cortadas de maneiras diferentes, segundo preferências da família ou da especialista que procedia à operação, indo desde pequenos golpes quase indolores à ablação do clítoris.) A cura durou semanas; a marca ficou para sempre.
Tal dissidente soviético, organizara-se para ser ela própria em ambiente hostil e, com cumplicidade de um tio, ia à escola às escondidas: quando a mãe descobrira já sabia ler e escrever. Continuou com bolsa em internato de Adis Abeba e, finda a educação secundária, outra bolsa levou-a a Israel onde se licenciou em Fisiologia e Microbiologia. Preparou-se para se doutorar na Califórnia mas não chegou a fazê-lo, devido a trabalho social na Etiópia. Juntamente com a sua irmã fundou um centro de apoio às mulheres (Kembatti Mentti Gezzima) em Kembatta, a sua aldeia e, com dinheiro europeu, expandiu-o para quatro dos oito distritos da Etiópia. Poucos anos depois, após um notável trabalho de persuasão, todos os oito distritos deixaram de apoiar a mutilação genital feminina. O feito foi notável e mais notável ainda o método de Bogue. Ouvindo, entendendo, nunca dispondo, explicando (por exemplo que nem a Bíblia nem o Corão falam disso), ajudando a fazer coisas precisas, ganhando a confiança dos anciães — e tendo um fito claro. Ganhou diversos prémios internacionais prestigiados, como o Prémio Jonathan Mann de Saúde Global e Direitos Humanos, o Prémio Rei Balduíno do Desenvolvimento Africano, e nunca descansou. “Como os brancos no apartheid racial, os machos são considerados intelectual, biológica e fisicamente superiores. O meu sonho para as mulheres de África? Que o mundo compreenda que a supressão das mulheres não é boa para a economia nem para o desenvolvimento humano. A África, em particular, não pode desenvolver-se se não usar toda a sua gente. O que quero ver é uma coligação global contra o apartheid de género.”
______________________

Veja também no NYT

Sem comentários:

Enviar um comentário