«(...)São apresentadas mais de 100 imagens num itinerário que toma forma a partir dos arquivos de 18 autoras e dois coletivos, juntamente com uma seleção da Coleção Donata Pizzi apresentada com uma projecão site-specific, e impressões vindas do Arquivo da UDI (União das Mulheres Italianas) de Bolonha.
A seleção inclui fotografias de uma constelação de mulheres de diferentes gerações, ligadas pela utilização do meio fotográfico enquanto instrumento de emancipação pessoal e de investigação política: Paola Agosti, Marcella Campagnano, Lisetta Carmi, Liliana Barchiesi, Letizia Battaglia, Marilisa Cosello, Agnese De Donato, Collettivo Donne Fotoreporter, Nicole Gravier, Gruppo del Mercoledì, Allegra Martin, Gabriella Mercadini, Cristina Omenetto, Michela Palermo, Lia Pasqualino, Giada Ripa, Alessandra Spranzi, Francesca Volpi.
A exposição é comissariada por Maria Chiara Di Trapani, com a coordenação dos historiadores Ilaria Favretto (Universidade de Kingston), Nicola Pizzolato (Universidade de Middlesex). O conceito da exposição foi desenvolvido em colaboração com a Associação de Estudos Italianos Modernos e Eloisa Betti para a investigação do Arquivo UDI, Bolonha. (...)». Saiba mais.
Sem comentários:
Enviar um comentário