segunda-feira, 14 de agosto de 2023

NO MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA|«O Belo, a Sedução e a Partilha»

 




«O BELO, A SEDUÇÃO E A PARTILHA
Obras da Coleção Maria e João Cortez de Lobão
A Assunção da Virgem de Agostino Masucci

Obra de particular interesse, tanto pela sua excecional qualidade estética, como pelo valor documental, constitui uma versão final para o grande retábulo executado para a capela-mor da Sé de Évora, em 1734.
Trata-se de um raríssimo modelo para um dos principais empreendimentos pictóricos do reinado de D. João V, da autoria de Agostino Masucci (1690-1758), um dos pintores mais importantes que trabalharam para a corte joanina ao longo da primeira metade do século XVIII. Efetivamente, Masucci executou diversas obras para clientela portuguesa, desde 1716, pintando em 1728 para o paço Real dos Duques de Bragança em Vila Viçosa, e tendo sobretudo adquirido maior prestígio, e a preferência do soberano, quando das encomendas para Mafra, no início da década de 1730. Após a encomenda para a capela-mor e presbitério da Sé de Évora, voltará a trabalhar para Portugal, a partir de 1742, para a capela São João Baptista, na igreja de São Roque, para a remodelação da Patriarcal do Paço, no ano seguinte e, já em finais do reinado de D. João V, para o altar-mor da Igreja dos Barbadinhos Italianos.
A obra para a Sé de Évora é representativa da evolução da obra de Masucci no seu amadurecimento mais classicizante, «marattesco», e menos aberto às permeabilizações do Barrochetto, que constituirá o arquétipo da sua pintura nas décadas seguintes, estabelecendo uma ligação estreita com o classicismo da segunda metade do século, veiculado por autores como Batoni ou Mengs». Saiba mais.






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