quinta-feira, 31 de agosto de 2023
FESTA DO AVANTE! | PAVILHÃO DA MULHER | destaquemos os debates ...
terça-feira, 29 de agosto de 2023
GUILHERME d´OLIVEIRA MARTINS|«Uma mulher excecional»
segunda-feira, 28 de agosto de 2023
LISA SANTOS SILVA|«Trilogia Portuguesa»|«O VESTIDO»|«KITCH»|«RETRATO DE EVA FRIDMAN»
O Vestido
Kitch
«Mas aquilo deu-lhe que pensar. Então o que fazia a mãe não era arte? As mulheres não criavam arte? Claro que tinha estudado e ouvido falar de pintores e escultores, tinha-os visto nos livros do liceu. Mas pintoras e escultoras? Não, disso não se falava. Nunca ousou perguntar ao professor de educação visual, seria uma impertinência… E assim prosseguiu, pensando que não, isso não seria coisa de mulheres; as mulheres posavam nuas ou vestidas, as mulheres eram musas e deusas, sim, mas, sobretudo, as mulheres criavam a melhor arte do mundo, as mulheres davam filhos ao mundo, justamente, e essa ideia consolou-a»..»
Retrato de Eva Friedman
Lisa Santos Silva - BIOGRAFIA
1951 - Parte para Angola onde passa a infância e a adolescência.
1975 - com Eduardo Prado Coelho, Helder Macedo e João Vieira, participa na criação da Secretaria de Estado da Cultura.
1978 - Instala-se em Paris.
1980 - Integra o Departamento de Pedagogia do Museu Nacional de Arte Moderna, Centro Georges Pompidou, onde trabalha durante seis anos como conferencista, especialista em séc. XX.
2016 - Profundamente marcada pela infância africana escreve L’Anniversaire.
2017 - Escreve a versão portuguesa, aumentada, de L’Anniversaire: Apaga Tudo, Não Esqueças Nada.
sábado, 26 de agosto de 2023
sexta-feira, 25 de agosto de 2023
CONTINUANDO COM ESPANHA | façamos uma visita ao «Espacio de Igualdad del Ministerio de Cultura Y Deporte» | HOJE DESTACAMOS «EL INDICE DE IGUALDAD DE GÉNERO» DAS INSTITUIÇÕES CULTURAIS E DO DESPORTO
«El 8 de marzo de 2017e inauguró este Espacio de Igualdad como una nueva herramienta de consulta y sensibilización que contribuya a esa irrenunciable empresa que la sociedad española emprendió hace décadas: construir una sociedad más justa e igualitaria para mujeres y hombres y libre de la lacra social que supone la violencia contra las mujeres, empresa a la que el Ministerio quiere contribuir con decisión y firmeza.
Este espacio nace, por tanto, con vocación narrativa y testimonial del impacto de las políticas públicas de Igualdad en los ámbitos de la Cultura y el Deporte, ofreciendo a la ciudadanía una ventana en la que asomarse al conjunto de actuaciones que este Ministerio ha puesto en marcha en torno a la Igualdad en dichos ámbitos». Saiba mais.
O «BEIJO» E ALÉM DELE | para o debate que o acontecimento Rubiales/Hermoso convoca elegemos para conversar serenamente o artigo de opinião «Espanha mostrou-nos como se deve lidar com o assédio sexual»
Excerto:
«A forma como as autoridades espanholas responderam ao assédio sexual flagrante, que vitimou a estrela de futebol Jennifer Hermoso, é uma lição importante para as empresas e organizações em geral, em todo o lado: Tomar medidas contra o infractor mesmo quando a vítima não se queixa.
Políticos proeminentes, incluindo o primeiro-ministro em exercício Pedro Sánchez e o ministro do desporto Miquel Iceta, e dirigentes desportivos, criticaram Luis Rubiales, o presidente da federação de futebol do país, por ter dado um beijo indesejado nos lábios de Hermoso depois de a Espanha ter vencido a Inglaterra na final do Campeonato do Mundo, na Austrália.
Depois de ter começado por considerar os críticos como "idiotas e estúpidos", Rubiales emitiu tardiamente um pedido de desculpas numa declaração em vídeo: "Porque as pessoas se sentiram magoadas com isso, tenho de pedir desculpa, não há alternativa."
A resposta da própria Hermoso à controvérsia foi inicialmente hesitante. De acordo com o Athletic, numa transmissão em directo do balneário após o jogo, a atleta disse às colegas de equipa que lhe perguntaram sobre o beijo: "Sim (aconteceu), mas eu não gostei." A federação divulgou então um comunicado, citando Hermoso como tendo dito que não tinha qualquer problema com "um gesto mútuo que foi totalmente espontâneo devido à imensa alegria de ganhar um Campeonato do Mundo". Alguns relatos em Espanha dizem que Hermoso foi pressionada a aparecer no vídeo de desculpas gravado por Rubiales, mas que recusou. (...)». Saiba mais. Pode ler na integra no blogue Entre as Brumas da Memória.
______________________
Atualizado
quinta-feira, 24 de agosto de 2023
quarta-feira, 23 de agosto de 2023
SUPERMODELOS
terça-feira, 22 de agosto de 2023
«Equimundo»
Equimundo: Center for Masculinities and Social Justice (formerly Promundo-US) works to promote gender equality and create a world free from violence by engaging men and boys in partnership with women, girls, and individuals of all gender identities. Our work emerges from more than two decades of local and international research, program development and advocacy.
De lá:
segunda-feira, 21 de agosto de 2023
«Liv Ullmann no esplendor dos 80»
domingo, 20 de agosto de 2023
sábado, 19 de agosto de 2023
DE ANTONIONI | «Identificação de uma mulher» | CINEMA NIMAS | LISBOA
Um cineasta inicia um relacionamento com duas mulheres, primeiro Mavi, depois, Ida, desde as ruas de Roma até aos canais de Veneza. Com ecos de Vertigo de Hitchcock na espiral de umas escadas brancas em caracol por onde o protagonista espia uma delas. Veja dias e horas. Saiba mais
sexta-feira, 18 de agosto de 2023
CLAIRE KEEGAN | «Pequenas Coisas Como Estas»
SINOPSE
Estamos em 1985, numa pequena cidade irlandesa. A autora narra-nos a vida de Bill Furlong, um comerciante de carvão e pai de família.Uma manhã, ainda muito cedo, quando vai entregar uma encomenda no convento local, Bill faz uma descoberta que o leva a confrontar-se com o passado e os complicados silêncios de uma povoação controlada pela Igreja. Saiba mais.
quarta-feira, 16 de agosto de 2023
Primeiro Museu na Europa Dedicado à Arte de Mulheres
E aproveitemos para lembrar o nosso já conhecido «National Museum of Women in the Arts», em remodelação mas com atividade - veja aqui. Lá nos lembram, por exemplo:
*
* *
E, por exemplo, face ao que se divulgou em post recente -
«RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE MINISTROS N.º 92/2023 |Aprova os Planos de Ação no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação — Portugal + Igual, para o período de 2023-2026» -, será sonhar muito alto pensar para Portugal em abordagens e concretizações com propósitos equivalentes ? À atenção da CIG e do Ministério da Cultura ...
segunda-feira, 14 de agosto de 2023
NO MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA|«O Belo, a Sedução e a Partilha»
A obra para a Sé de Évora é representativa da evolução da obra de Masucci no seu amadurecimento mais classicizante, «marattesco», e menos aberto às permeabilizações do Barrochetto, que constituirá o arquétipo da sua pintura nas décadas seguintes, estabelecendo uma ligação estreita com o classicismo da segunda metade do século, veiculado por autores como Batoni ou Mengs». Saiba mais.
«RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE MINISTROS N.º 92/2023 |Aprova os Planos de Ação no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação — Portugal + Igual, para o período de 2023-2026»
Necessariamente, havemos de voltar a esta Resolução. Num olhar rápido: o paradigma continua o mesmo e a nosso ver como temos dito em várias ocasiões havia que transformar; a Cultura e as Artes (que tanto nos mobilizam) necessitam de muito mais; o grande chapéu Desenvolvimento Sustentável devia ser o organizador ... Tudo muito atomizado, é o que neste momento nos ocorre, enquanto síntese ... Mas se é o que temos, vamos a isso!, não desistindo da MUDANÇA ...
domingo, 13 de agosto de 2023
DOIS POLÍTICOS QUE ESCREVERAM CARTAS A MULHERES AMADAS | Mitterrand e Mandela
Durante mais de 30 anos, o Presidente francês manteve uma relação extra-conjugal com uma mulher 27 anos mais nova. Desse romance brotou uma (muito) profícua relação epistolar.
Prisioneiro durante quase três décadas, o político e líder histórico da luta contra o apartheid na África do Sul escrevia à sua segunda mulher sobre amor, saudade, sonhos e inquietações.
sábado, 12 de agosto de 2023
sexta-feira, 11 de agosto de 2023
VICTORIA KIELLAND | «Os Meus Homens»
É o seu incrível destino que está no centro deste romance: o de uma mulher cujas injustiças de classe, a busca pelo amor absoluto e a austeridade religiosa levam à loucura assassina. Da Chicago do final do século XIX a uma quinta em La Porte, no Indiana, Belle atrairá e depois matará os seus maridos, os próprios filhos, os rapazes da quinta e outros jovens escandinavos recém-chegados aos Estados Unidos, que ela seduz por meio de anúncios em jornais.
Neste romance cru, visceral e hipnótico, Victoria Kielland imagina a tumultuosa vida interior desta norueguesa que se tornou Belle Gunness - a primeira mulher assassina em série dos Estados Unidos. Escrito numa prosa de uma beleza selvagem, Os Meus Homens é um retrato radicalmente empático e inquietante de uma mulher consumida pelo desejo.
Os Meus Homens é um texto carnal e sombriamente poético que dá voz aos tormentos de Belle, ao seu apetite erótico, à sua necessidade insaciável de ser amada e ao peso da culpa luterana que a persegue neste novo país onde ela, como tantos outros, espera reinventar-se». Saiba mais.
quinta-feira, 10 de agosto de 2023
«VERÃO» | de Joaquin Sorolla
Los veranos de Sorolla
Sala Fundación MAPFRE Recoletos (Madrid)
Esta exposición, con la que Fundación MAPFRE se une a la celebración del centenario del fallecimiento de Sorolla, nos permite, a través de una pequeña pero muy escogida selección de obras, recorrer la trayectoria del pintor a través de la presentación del tema más popular de su carrera, las escenas de playa, y mostrar la singularidad de una visión artística que giró entre la tradición y la modernidad, entre lo vernáculo y lo cosmopolita.
quarta-feira, 9 de agosto de 2023
Mudança de nome e de género
terça-feira, 8 de agosto de 2023
segunda-feira, 7 de agosto de 2023
RABINDRANATH TAGORE |«A Casa e o Mundo»
RESUMO
Ao mesmo tempo drama familiar e
romance épico, a obra do Prémio Nobel indiano Rabindranath Tagore traduzida do
original bengali é um dos livros mais importantes da moderna literatura da
Índia. Uma mulher dividida entre dois homens – um que representa a Índia
tradicional e outro que representa uma nova Índia –, e um drama familiar que se
cruza com os primeiros movimentos de insurreição contra a governação colonial
britânica. Publicado originalmente em 1916, o romance do Prémio Nobel indiano é
um dos livros mais inovadores da sua época. Em primeiro lugar, porque coloca
uma mulher como personagem central de um conflito narrativo. Mas são as
subtilezas do enredo e os seus significados humanos, políticos e sociais que
enriquecem esta obra extraordinária. Tagore, então já uma figura pública a
nível internacional, procurou escrever um romance que expusesse o seu próprio
conflito interior: como conciliar o fascínio pelas ideias ocidentais com uma
necessidade de independência que por força se tinha de opor a essas mesmas
ideias? Como poderia a Índia opor-se às ideias ocidentais sem cair num
tradicionalismo fechado que faria regredir socialmente o país ainda que
mantivesse a sua identidade? Este dilema ganha mais peso ainda com uma mulher
como protagonista. O livro articula, portanto, estas preocupações e antecipa os
conflitos crescentes na Índia que levaram à «partição» de 1947. A narrativa
envolvente prende o leitor a um drama particular que é uma extensão da tensão
de uma época e de um momento de um país no ponto de ruptura. A Casa e o Mundo é
o primeiro romance indiano a obter êxito internacional e uma das obras de
literatura indiana mais vendidas de todos os tempos. Foi traduzido em mais de
60 línguas e encontrava-se esgotado em Portugal há mais de 60 anos. (...). Saiba Mais.
AS «OFICINAS DA ESPERANÇA » DO PAPA FORAM QUASE ESQUECIDAS | mas Francisco disse que «A JMJ são uma ocasião para construir em conjunto e para sublinhar o desejo de criar a novidade e navegarmos juntos para o futuro. Navegar é necessário, o que é preciso é criar, ocupemo-nos para pensar em três oficinas da esperança das quais precisamos todos de trabalhar para um povo de futuro e fraternidade».
sábado, 5 de agosto de 2023
«Diaspora Sonnets»