segunda-feira, 13 de julho de 2020

A PINTORA MARIA BEATRIZ MORREU | «Uma pintora única, uma mulher fascinante, que o país e o mundo têm obrigação de conhecer»





Morreu MARIA BEATRIZ. «A pintora Maria Beatriz, a artista que fez da arte processo de emancipação, morreu aos 80 anos, no sábado, na cidade de Amesterdão, na Holanda, país onde vivia desde 1970, disse à Lusa fonte da Galeria Ratton. “Todo o meu trabalho lida com a emancipação, especificamente com a nossa luta pela libertação”, escreveu Maria Beatriz, no ‘site’ de apresentação das suas obras e do seu percurso. (…)». Continue a ler no Observador. Ainda, de lá:

«(…) O país, porém, dava-lhe “falta de ar”, como disse em 2017, numa entrevista à historiadora Emília Ferreira, atual diretora do Museu Nacional de Arte Contemporânea (Museu do Chiado), para a unidade de investigação “Faces de Eva – Estudos sobre a Mulher”, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
“Não havia qualquer possibilidade para os jovens escolherem a sua vida”, recordou Maria Beatriz. “Os rapazes viram-se a ter de seguir o serviço militar e a partir para a guerra. Muitos desertaram e fugiram sem nada para o estrangeiro. Muitas famílias não apoiaram tal decisão. E a rutura foi enorme. As raparigas viram-se metidas num espartilho de proibições e preconceitos — para uma moça como eu era, não conforme, rebelde e desejosa de poder escolher a direção a dar à minha vida, a opção foi partir. Encontrei em Londres independência económica e liberdade de ação”, acrescentou. (...)».
__________________________
Saiba mais, por exemplo no Blogue Alexandre Pomar: Maria Beatriz (desde 1981)




Sem comentários:

Enviar um comentário