«Uma mulher vê o tempo passar ao
lado das malas do seu ex-amante (que deveria vir buscá-las, mas nunca chega) e
um cão inquieto que não entende que o seu dono o abandonou. Dois seres vivos
enfrentam agora o abandono. Durante os três dias de espera, a mulher só sai à
rua uma vez, para comprar um machado e uma lata de gasolina.
A mulher
passa por todos os tipos de humores, do desamparo ao desespero e perda de
controle. Ela veste-se todos os dias como se fosse a uma festa, e pensa em
atirar-se da janela, até que o seu ex-amante lhe liga, mas ela está num estado
de inconsciência devido à quantidade de comprimidos que tomou e não pode
atender a chamada . O cão lambe-lhe o rosto até ela acordar. Depois de um banho
frio, revigorado por um café tão negro quanto o seu estado de espírito, o
telefone toca novamente e desta vez, ela atende.
A voz
humana é dela, nunca ouvimos a voz do seu ex-amante. Ao início, ela finge agir
normalmente e com calma, mas está sempre à beira de um ataque de nervos diante
da hipocrisia e maldade do homem.
A Voz
Humana é uma lição de moral sobre o desejo, embora a sua protagonista esteja à
beira do mesmo abismo. O risco é parte essencial da aventura de viver e amar. A
dor está muito presente no monólogo. É sobre a desorientação e angústia de dois
seres vivos que sofrem com o seu mestre.
Esta
curta metragem, filmada em plena pandemia, é inspirada na peça A Voz Humana, do
francês Jean Cocteau (1889-1963). Tem cerca de 30 minutos e é também o primeiro
filme de Almodóvar, em língua inglesa.
Tilda Swinton
vive a protagonista do drama que retrata a história de uma mulher frustrada e
solitária que vê o tempo a passar ao lado das malas do seu ex-amante e de um
cão inquieto que não entende que o seu dono o abandonou. Dois seres vivos
enfrentam agora o vazio e a loucura do abandono.
“É
o primeiro filme em língua inglesa de Almodóvar mas isso não acrescenta
estranheza. O cineasta retomou um texto que inspira “Mulheres à Beira de Um
Ataque de Nervos” e explora o seu prazer pela relação entre cinema e teatro,
como tinha sucedido em “Dor e Glória”. É um filme de personagem, de emoções e
encenação, explorando o espaço cénico com visão cinematográfica. Um dos filmes
mais estimulantes da seleção oficial de Veneza e é uma curta-metragem”.
– Tiago Alves e Lara Marques Pereira, Cinemax, RTP
Filme seguido de projecção de entrevista com Pedro Almodóvar e Tilda Swinton. Duração total da sessão: 1h10.Tirado daqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário