sexta-feira, 15 de outubro de 2021

NUNO RAMOS DE ALMEIDA | «OS RICOS NÃO JOGAM À RASPADINHA»| «Segundo o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, quem mais joga são mulheres entre os 35 e os 54 anos, com habilitações baixas e rendimentos entre 500 e 1000 euros mensais, e 2,5% tem comportamentos abusivos face ao jogo e 1% patológicos»

 


Começa assim: «A literatura e a realidade por vezes não se encontram. Às vezes aquilo que é traçado nas letras é mais justo que aquilo que ocorre na verdade. Nas linhas de Jorge Luis Borges no conto A Lotaria da Babilónia, o sorteio servia para tornar todos os homens e mulheres iguais durante a vida.

«Como todos os homens da Babilónia, fui procônsul; como todos, escravo; também conheci a omnipotência, o opróbrio, os cárceres. Olhem: à minha mão direita falta-lhe o indicador. Olhem: por este rasgão da capa vê-se no meu estômago uma tatuagem vermelha: é o segundo símbolo, Beth. Esta letra, nas noites de lua cheia, confere-me poder sobre os homens cuja marca é Ghimel, mas sujeita-me aos de Aleph, que nas noites sem lua devem obediência aos de Ghimel. No crepúsculo do amanhecer, num sótão, jugulei ante uma pedra negra touros sagrados. Durante um ano da Lua, fui declarado invisível: gritava e não me respondiam, roubava o pão e não me decapitavam. Conheci o que ignoram os gregos: a incerteza.»

Na realidade, os ricos não conhecem a incerteza e o jogo é sobretudo um expediente dos pobres sonharem com uma existência diferente.

Os pobres jogam, nesta sociedade, porque os convenceram que é a única forma de a sua vida ser melhor. Os ricos não precisam de jogar à raspadinha. Já mandam. A sua vida não está sujeita à sorte: têm o dinheiro para a comprar. (...)»

 *

* *

E uma boa ocasião para recordar a peça  «O  Circulo de Giz Caucasiano», de lá longe, de 1976 




Veja aqui

«GRUPO 4 - TEATRO ABERTO - O CÍRCULO DE GIZ CAUCASIANO Em Maio de 1976, o Grupo 4 tem, finalmente, uma casa. O Teatro Aberto, na Praça de Espanha. Numa encenação de João Lourenço, estreia O Círculo de Giz Caucasiano, uma peça de Bertolt Brecht escrita em 1944 , cuja acção decorre durante a revolução russa». 



Sem comentários:

Enviar um comentário