No sábado passado aconteceu a tertúlia que divulgámos neste post: TERTÚLIA | «A discriminação das mulheres na velhice» | 15 ABR 2023 | 16:00H | BIBLIOTECA ESPECIALIZADA ANA DE CASTRO OSÓRIO | LISBOA.
Se nos é permitido, como grande sobra, os serviços - e mesmo responsáveis politicos - terão a ganhar se conhecerem o que, a nosso ver, de forma tão profissional e clara lá foi adiantado em especial pelas dinamizadoras da tertúlia que faziam parte da mesa. O que foi conversado levou a que depois procurássemos reflectir mais, e assim revisitamos documentos passados nomeadamente os das duas imagens iniciais. E também uma intervenção recente do Deputado Manuel Loff que tinhamos lido de forma breve a que se refere a imagem acima. Reparámos, em particular, no excerto seguinte relacionado com matéria tão intensamente mostrada por uma participante da tertúlia:
«(...) a promoção das respostas de apoio domiciliário, seja de caráter público, seja na celebração dos acordos de cooperação, privilegiando as instituições que tenham esta resposta, devendo o apoio domiciliário considerar diferentes necessidades, desde logo cuidados de higiene, limpeza e alimentação, mas também cuidados de enfermagem, de fisioterapia, ou outras necessidades que se manifestem, incluindo de acompanhamento e apoio psicossocial; (...)»
Se bem captámos, a assistente social que levou o assunto à conversa atribuiu-lhe mesmo carácter prioritário ...
Sem comentários:
Enviar um comentário