A edição dos 60 Minutos a que se refere a imagem acima vimo-la, «em português», na SIC NOtícias pelas 23:00 de sábado passado, 30 de setembro 2023 (existem outros horários). A não perder, cobre o Projeto CARE que está a ser desenvolvido na Califórnia na esfera da Saúde mental, com uns a favor e outros contra. Há mesmo coincidências: tinhamos vindo das Conversas com o Público no TMJB precisamente em torno desse problema trabalhado pela televisão, e adjacentes - na circunstância centradas na «loucura» -, a propósito da peça «Calvário», em cena. Desde logo, veja mais sobre os animadores das conversas:
*
* *
Aproveite-se a ocasião para lembrar do institucionalizado, por exemplo:
Não se pode fugir a esta nota: podem estas situações depender da lógica concursal subjacente ao Programa? Em vez de apenas se «estimular», não se deveria assegurar uma intervenção continuada? Com critérios, naturalmente. Convoque-se o conceito de SERVIÇO PÚBLICO, digno desse nome.
*
* *
E divulguemos a AEIPS - Associação para o Estudo e Integração Psicossocial - é uma instituição particular de solidariedade social, reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública que, desde 1987, desenvolve programas e serviços de suporte a pessoas com doença mental, nos domínios da habitação, educação e emprego. Tem programado este concerto:
Também por este lado, a arte.
*
* *
E ao queremos valorizar o papel da cultura e da arte no entendimento e nas atividades profissionais da «saúde mental», e no tanto que nos falta saber, não há como não revisitar Lilith e o seu destino:
Começa assim: «A voz da loucura pode tornar-se a voz da razão. Quando Vincent Bruce (Warren Beatty) chega a uma clínica para esquizofrénicos da Nova Inglaterra, como ajudante de enfermeiro, uma das internadas grita-lhe: «Vá-se embora daqui!» É um aviso cheio de carga premonitória.(...)».
*
* *
Ainda, e até porque verdadeiramente foi uma peça de Teatro - Calvário - que nos trouxe ao presente post:
*
* *
Para rematar, reforcemos:
Sem comentários:
Enviar um comentário