sábado, 7 de outubro de 2023

NARGES MOHAMMADI | Nobel da Paz 2023



«Narges Mohammadi é a vencedora do Prémio Nobel da Paz 2023. A iraniana tem sido uma defensora dos direitos das mulheres no Irão e é vice-presidente do Centro de Defensores dos Direitos Humanos, liderada pela também vencedora do Nobel da Paz em 2003, Shirin Ebadi, advogada iraniana dos direitos humanos». Mais na TSF.




«O Prêmio Nobel da Paz 2023 foi para a ativista iraniana Narges Mohammadi, que luta pelos direitos humanos, principalmente, das mulheres.
Narges Mohammadi tem 51 anos e está presa desde 2021. Sua militância começou na faculdade de engenharia, há mais de 30 anos. Ao longo desse tempo, ela foi detida 13 vezes. Somando as cinco condenações, as penas passam de 30 anos de prisão.
Ao anunciar o prêmio, o comitê norueguês do Nobel usou o lema "Mulher, Vida, Liberdade", usado pelas ativistas iranianas, e justificou a escolha dizendo que Mohammadi "apoia a luta das mulheres pelo direito de viver de maneira digna e plena". E acusou o Irã de perseguir, prender, torturar e matar seus cidadãos». Tirado daqui.




Sem comentários:

Enviar um comentário