terça-feira, 2 de janeiro de 2024

FILME |«Dias Perfeitos»



sinopse

Neste delicado drama do quotidiano, Wim Wenders narra a história de Hirayama, um japonês que aparenta encontrar a felicidade numa vida simples enquanto empregado de limpeza de casas de banho em Tóquio. Para além da sua rotina meticulosa, Hirayama nutre uma paixão pela música, pelos livros e pela fotografia de árvores. Através de uma série de encontros inesperados, são revelados detalhes do seu passado que desencadeiam uma reflexão profundamente poética e comovente sobre a capacidade de encontrar beleza no mundo que nos rodeia. Perfect Days estreou-se no Festival de Cannes, onde conquistou o Prémio de Melhor Actor, atribuído pela notável interpretação de Kōji Yakusho e o Prémio do Júri Ecuménico. Saiba mais.


*

*  *

Da critica no semanário Expresso:

“Dias Perfeitos” é o melhor filme de Wim Wenders em muitos anos: trata-se de um regresso às coisas simples

«Longa-metragem é uma fonte de frescura para o cineasta alemão, a reconduzir-nos ao seu património cinematográfico. “Dias Perfeitos” é o candidato japonês aos Óscares na categoria de Melhor Filme Internacional
14 DEZEMBRO 2023 13:00

(...)
Não é um filme 'do passado' (por isso são tão importantes as personagens do jovem colega de Hirayama e da namorada daquele...) mas apela a coisas antigas e, mais do que isso, a coisas perdidas. Há todo um estoicismo em Hirayama que nos reconduz ao património cinematográfico de Wenders e a uma carga afetiva que só a espaços se encontrou nas três últimas décadas da sua obra – mas este filme convence, é uma pequena produção mas uma grande fonte de inspiração, não é preciso por vezes dar um passo atrás para conseguir em seguida dar dois à frente?
A segunda parte de "Dias Perfeitos" (digamos que algo é lançado com a aparição daquela sobrinha adolescente) leva o espectador a colocar-se outro tipo de questões sobre a evolução da história. Será que faz mesmo falta perceber qual é a ascendência social de Hirayama, naquela cena em que a irmã dele aparece em carro vistoso que parece elefante em loja de porcelana? Wenders revelou em entrevista que esse assunto foi importante (depreende-se que Hirayama abandonou vida de luxos e mordomias para limpar lavabos e retretes), deste lado tanto faz, pouco importa, preferimos Hirayama com o que ele não revela, com os seus silêncios. (...)».







Sem comentários:

Enviar um comentário