quinta-feira, 14 de agosto de 2025

«Os homens estão mesmo a deixar de ler ficção? Elas estão a ler mais do que eles, principalmente romances, fantasia e thrillers. Homens escolhem a não-ficção em nome do autoaperfeiçoamento e evitam ler autoras mulheres. Mas há quem contrarie»

 




Para aguçar a curiosidade sobre o trabalho  das imagens:

Começa assim: «Nuno, André e Flávio remam contra a maré. Fazem parte de um grupo que parece caminhar, ainda que lentamente, para a extinção: homens que lêem ficção. Não é apenas um estereótipo. Há dados, nacionais e internacionais, que o mostram. As mulheres estão a ler mais do que os homens, principalmente géneros como romance, fantasia ou thrillers. Mas por que é que a ficção atrai mais mulheres do que homens? E o que é que isto nos diz sobre os papéis sociais de género do Portugal de hoje?

(...)
Mais adiante: «Em 2022, mais de metade da população portuguesa não leu um único livro, mas o mercado livreiro tem estado em crescimento e há uma mudança no perfil do leitor, com os jovens e as mulheres a ganharem cada vez mais terreno. Os números mais abrangentes e recentes do Eurostat, relativos ao ano acima referido, revelam que 58% dos portugueses acima dos 16 anos não tinham pegado num livro nesses 12 meses, um valor que fica acima da média da União Europeia (47%); no mesmo período, cerca de 7,5% da população leu entre cinco e nove livros e apenas 5% leram mais do que dez livros. Neste último grupo de "superleitores", é a faixa etária dos 25 aos 29 anos que está a puxar as estatísticas para cima: 7,7% admitem ter lido dez ou mais livros num ano, um valor que sobe para 12,5% se for considerado apenas o sexo feminino. (...)».

Ainda mais este excerto: «(...)

«Só as mulheres lêem mulheres

Um outro estudo relacionado com hábitos de leitura produziu resultados desanimadores. Uma investigação da ONG britânica Women’s Prize Trust, com base nos dados da Nielsen BookData, que analisou 54 mil livros comprados no Reino Unido em 2023, descobriu que embora o público feminino leia livros de mulheres e homens de forma igualitária, os homens tendem a rejeitar livros escritos por mulheres em favor de autores masculinos. (...)»



Sem comentários:

Enviar um comentário