quinta-feira, 23 de setembro de 2021

GULBENKIAN |«A terceira edição do projeto "O Poder da Palavra" propõe uma intervenção expositiva na Galeria do Oriente Islâmico que procura a voz das mulheres neste espaço do Museu»

 


«Onde se encontram as mulheres na Galeria do Oriente Islâmico? E como aparecem neste lugar? Estas questões, aparentemente simples, que nunca foram antes contempladas, levam a uma nova leitura feminista da Coleção. Ao abandonar o enquadramento tradicional de categorias imperiais, que sempre enfatizou as dinastias de herança masculina (safávidas, mogóis, otomanos), este projeto procura recuperar as vozes das mulheres que criaram estes objetos, ou que desempenharam um papel na sua existência.

Um grupo de mulheres que se expressam em diferentes línguas (árabe, persa, turco e português) juntou-se para investigar e contar histórias de forma colaborativa, e assim criar novas narrativas que dão poder às mulheres e que são aqui exploradas: desde a história de Eva e do Pecado Original até à Herstory [a História Dela], da Artesã ou Mulher Artista ao Corpo.

As participantes trouxeram igualmente para o projeto as suas próprias narrativas, ao partilharem as suas histórias de vida, poemas e obras de arte. As suas conversas acerca das suas experiências foram registadas num podcast especial, que é acompanhado por um recurso online que inclui imagens e textos académicos, pessoais e imaginários». Saiba mais.

 



Sem comentários:

Enviar um comentário