O filme de João Gonzalez é um dos 5 nomeados para o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação, cujos vencedores serão conhecidos a 12 de março. É a primeira vez na história do cinema português que um filme alcança esta etapa.
Ice Merchants, filme de João Gonzalez, tem um percurso único: foi o primeiro filme de animação português a ser premiado em Cannes; foi um dos 5 nomeados para os Prémios do Cinema Europeu; somou 9 prémios em festivais qualificantes para o Óscar da Academia Americana; conquistou 45 outros prémios e menções especiais em festivais de cinema; ultrapassa as 100 seleções oficiais em festivais de todo o mundo, em menos de um ano de circuito.
E agora, pela primeira vez na história do cinema português, é um dos 5 nomeados para o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação da 95.ª edição dos prémios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Os resultados foram hoje anunciados em direto pela Academia Americana. A cerimónia final de atribuição de prémios decorre a 12 de março.
Ice Merchants conta a história de um homem e seu filho, que saltam de pára-quedas todos os dias, da sua casa fria e vertiginosa presa no alto de um precipício, para se deslocarem à aldeia que se situa na planície abaixo, onde vendem o gelo que produzem durante a noite.
. . . . .
Algo que sempre me fascinou no cinema de animação é a liberdade que nos oferece para criar algo a partir do zero. Cenários e realidades surrealistas e bizarras que podem ser utilizados como uma ferramenta metafórica. [...] Ice Merchants cobre uma história humana, sobre ligação familiar, rituais simples e rotinas diárias, estudando-os metaforicamente como base das relações humanas a longo prazo. [...] Esteticamente, tendo a incorporar nos meus filmes o meu interesse por sombras fortes, ângulos de câmara extremos e paletas de cores limitadas. Há também um tratamento contínuo da banda sonora do filme, que começo a trabalhar desde o início da produção. [...] Ice Merchants é um drama familiar ambientado numa realidade impossível, trazido à vida com a colaboração da equipa de artistas mais talentosa e trabalhadora que eu poderia ter desejado."
— João Gonzalez
Sem comentários:
Enviar um comentário