segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

«(Re)Descobrir Teresa Sousa. Gravura – 60 anos depois EXPOSIÇÃO | 8 nov. '22 - 11 fev. '23 | Sala de Exposições - Piso 2 | Entrada livre»


Saiba mais

Apesar de ter sido uma pioneira da gravura moderna em Portugal, e com participação frequente em exposições à época da sua produção artística, Teresa Sousa é hoje um nome com poucas referências na literatura da especialidade e quase apenas do conhecimento de estudiosos de arte moderna portuguesa. Distinguiu-se como gravadora, mas também se dedicou à pintura, ao desenho, e às artes decorativas. 

Ao tempo em que desenvolveu a sua atividade como artista plástica (1955 - 1961), Teresa Sousa foi bastante prolífica, reconhecida e premiada, mas a morte prematura, com apenas 33 anos acabados de fazer, interrompeu uma carreira que se augurava promissora. Deixou bastantes trabalhos por concluir, nomeadamente gravuras, cartões para tapeçarias e projetos para mosaicos. Com excepção de algumas gravuras, a sua obra nunca foi objeto de estudo. 

A exposição (Re)Descobrir Teresa Sousa, Gravura – 60 anos depois, que em boa hora a Biblioteca Nacional de Portugal teve a iniciativa de promover, precisamente no ano em que passam 60 anos sobre a morte da artista, é a sua 2ª exposição individual, agora sob a forma de uma retrospetiva da obra gravada. (...). Continue a ler.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário