domingo, 28 de agosto de 2022

FILME |«LIBERTAD»

 

sinopse

«Primeira e premiada obra de Clara Roquet, estreada em Cannes na Semana da Crítica, esta deslumbrante crónica adolescente da passagem à idade adulta num Verão na costa da Catalunha, é, como escreveu o El País, “uma explosão de descobertas e rebeldia”, intensa, calorosa e sensível, comovedora, e de uma sinceridade profunda. A Libertad que chega da Colômbia onde vivia com a avó, e que dá o título ao filme, irrompe pela vida de Nora, filha de uma família catalã burguesa em férias, para quem a sua mãe trabalhava. Pode a amizade entre as duas ultrapassar as barreiras de classes? Pode o olhar adolescente, utópico e naïve de Nora mudar o comportamento dos adultos à sua volta?

Esta sátira social dissonante é também uma experiência dos sentidos, quando o filme se deixa ir, embalado pelo magnetismo dos corpos adolescentes à beira do mar, atingidos pelo despertar irremediável do desejo. Um dos grandes filmes espanhóis do ano!». Daqui.

O Ípsilon dá-lhe cobertura  (se puder não perca a entrevista à realizadora) -  Clara Roquet: “A Espanha é um país muito racista e classista"


«As cortinas das recordações ondulam
ao vento. Costa Brava, Espanha, Verão.
A história de um deslumbramento
que sacode as divisões de classe.
É o último Verão de Nora, filha de família,
que avistou Libertad, filha da empregada.
Primeira longa-metragem da catalã Clara
Roquet, Libertad ondula ao vento da
memória do cinema espanhol dos anos 70».
Vasco Câmara



Sem comentários:

Enviar um comentário