terça-feira, 31 de outubro de 2023
MARIA VELHO DA COSTA|«O Mapa Cor de Rosa - Cartas de Londres»
segunda-feira, 30 de outubro de 2023
domingo, 29 de outubro de 2023
sábado, 28 de outubro de 2023
sexta-feira, 27 de outubro de 2023
NO ALVALADE CINECLUBE|veja os filmes para novembro|A NÃO PERDER !
«Morreu Margarida Tengarrinha, resistente antifascista e militante do PCP» | Participou no Congresso Mundial de Mulheres realizado em Copenhaga, em 1953, e em 1963 em Moscovo.
«Com 95 anos, morreu hoje Margarinha Tengarrinha, natural de Portimão, resistente antifascista e militante do PCP desde 1952.
A resistente antifascista e antiga deputada Margarida
Tengarrinha morreu hoje aos 95 anos, anunciou o Partido Comunista Português (PCP), onde militava desde 1952.
«É com profundo pesar que o secretariado do Comité
Central do PCP informa do falecimento de Maria Margarida Carmo Tengarrinha»,
adiantou o partido em comunicado.
Nascida em 7 de maio de 1928 em Portimão,
Margarida Tengarrinha participou nas lutas estudantis de 1949 e 1954 em Lisboa,
tendo sido membro da direção Universitária do MUD Juvenil.
Aderiu ao PCP com 24 anos, em 1952, e passou à
clandestinidade em finais de 1954.
«A sua primeira tarefa foi então a criação, com
José Dias Coelho (seu companheiro), da oficina de produção de documentos de identificação e
outros necessários à intervenção clandestina do partido», refere o mesmo
documento.
Em 1962, após o assassinato de José Dias Coelho, a
militante do PCP foi para o exterior, tendo exercido tarefas na Rádio Portugal
Livre e, em 1968, regressou a Portugal, tendo participado na redação do
«Avante!» e do jornal «A Terra».
Membro do Comité Central do PCP desde maio de 1974
até 1988, após o 25 de Abril de 1974 Margarida Tengarrinha foi membro da
direção da Organização Regional de Lisboa, integrou a Comissão para o Trabalho
com os Pequenos e Médios Agricultores e a Comissão para a Reforma Agrária.
Desde 1986 a viver em Portimão, foi também
deputada à Assembleia da República nas III e IV legislaturas.
Ao longo dos anos, Margarida Tengarrinha publicou
diversos livros sobre pintura, cultura popular e sobre a sua experiência e
intervenção enquanto funcionária do PCP.
«Margarida Tengarrinha teve uma vida inteiramente
dedicada à luta e intervenção pela emancipação dos povos, pela democracia, o
progresso social, a paz e o socialismo», salientou o PCP.
O corpo de Margarida Tengarrinha estará em câmara
ardente na casa mortuária da Igreja do Colégio em Portimão no dia 31 de
outubro, a partir das 09:30, saindo às 12h:30 para o Crematório de Albufeira». Tirado daqui.
quinta-feira, 26 de outubro de 2023
ELIZA CLARK |«Boy Parts» | «Alucinogénico, eléctrico e incisivo, Boy Parts é uma exploração turbulenta de género, de classe e de poder»
O hobby favorito de Irina é encontrar homens não particularmente atraentes na rua, convencê-los a irem para sua casa e tirar-lhes fotografias explícitas em posições comprometedoras. Mas será que se fica por aqui?
Depois de iniciar uma licença sabática do bar onde trabalha – por ter sido agredida por uma cliente –, Irina é convidada a expor o seu trabalho numa galeria da moda em Londres, uma quebra da sua rotina de cinema extremo, drogas e álcool. Mas esta notícia vai fazer com que entre numa espiral autodestrutiva, que envolve a sua obsessiva melhor amiga e um jovem rapaz que chamou a sua atenção…
Uma sucessão de noites repletas de drogas, trocas de mensagens agressivas com a melhor amiga, sessões fotográficas de arrepiar e memórias obscuras, fazem com que Irina, e o leitor, tenha dificuldade em distinguir a realidade da ficção. Não é por acaso que Boy Parts é apelidado de American Psycho feminista.
Boy Parts é um incendiário romance de estreia que é, ao mesmo tempo, grotesco e hilariante e que explora sem medos a sexualidade e as relações dos dias de hoje.
Alucinogénico, eléctrico e incisivo, Boy Parts é uma exploração turbulenta de género, de classe e de poder.
Jessica Andrews, autora de Saltwater
Fará com que a maioria dos leitores morra de rir e/ou tape os olhos de horror.
The Guardian»
segunda-feira, 23 de outubro de 2023
TERESA MAGALHÃES (1944-2023) |«Foi uma lutadora, uma mulher preocupada em conservar a liberdade da sua produção artística e também atenta aos outros, em especial, à obra de outras artistas mulheres para quem comissariou uma exposição pioneira, no Leal Senado de Macau, em 1990»
Nas palavras de José Saramago, que sobre ela escreveu em 2005, “O mundo como caleidoscópio, o sentido como movimento, eis o que julgo ver na pintura de Teresa Magalhães.”».
domingo, 22 de outubro de 2023
B:M 2023 | «(...) That is why, this year, we will be celebrating the exceptional achievements of black women».
sábado, 21 de outubro de 2023
sexta-feira, 20 de outubro de 2023
SALVATORE CERNUZIO | «O Véu do Silêncio - Abusos, violências e frustações na vida religiosa feminina»
quinta-feira, 19 de outubro de 2023
DISTINGAMOS A DISTINÇÃO E PARABÉNS AOS SERVIÇOS DISTINGUIDOS | Falamos da «Atribuição do Prémio Defesa Nacional e Igualdade - 4.ª edição»
NO TEATRO MUNICIPAL JOAQUIM BENITE |«O Vento nos Salgueiros»| PARA MAIORES DE 3 ANOS | PRÓXIMOS DIAS 21 E 22
«Esta é uma história sobre o campo. Mas primeiro, o que é o campo? Todos sabem e ninguém sabe. O campo é um sítio onde não há casas ou há poucas casas. Evidentemente que uma cidade não pode ser um campo, por muita vontade que tenha disso. E depois, se não há casas, alguma coisa tem de haver no campo, pois se não houvesse nada não havia campo, e nós sabemos que o campo existe. Ora então a questão é: o que há no campo? No campo, em vez de casas há árvores. E claro que o campo não tem só árvores, isso é que era bom, o campo tem flores e até há aquele campo que tem cenouras, alfaces, couves, e é claro que este campo é diferente do das árvores, sim porque os campos não são todos iguais, como as cidades não são todas iguais.
E depois no campo há os bichos. Milhões e milhões. Dentro da terra, em cima da terra e acima da terra. Os que estão acima voam, é claro, e desde moscas, passando por borboletas e toda a espécie de aves, ele há de tudo. Em cima da terra, depende de onde é o campo. Pode haver vacas, ovelhas, cabras e porcos, mas esses costumam estar naquele campo que também tem cenouras e couves. No outro campo há muitos bichos de que quase ninguém sabe o nome. Ora, e tanta conversa para quê? Porque ninguém pode começar a contar uma história sobre quatro bichos no campo, sem explicar bem o que é o campo. Ora os tais bichos eram um rato de água, um toupeira, um texugo e um sapo».
21 e 22 OUTUBRO, 2023 | SALA DE ENSAIOS
sáb às 16h00
dom às 11h00 e às 15h00
Duração: 50min. | M/3
terça-feira, 17 de outubro de 2023
segunda-feira, 16 de outubro de 2023
SIMONE DE BEAUVOIR |«Memórias de uma Menina Bem-Comportada»
SINOPSE
Após as primeiras memórias, iremos reencontrar Zaza, sua melhor amiga durante a adolescência e a juventude, e figura determinante para o seu desenvolvimento. Também veremos surgir em Simone os traços de personalidade e os interesses da mulher em que se viria a transformar: o anticonformismo, a ambição de ser alguém, o empenhamento social. Saiba mais.
ACONTECEU | «Nosotras Las Europeas» | NO ÂMBITO DA PRESIDÊNCIA DE ESPANHA DO CONSELHO DA EU A DECORRER
«Unas mesas de debate y una exposición que se construyen desde el eje transversal de la memoria democrática europea entendida como memoria feminista, configurando un espacio y una experiencia de reivindicación de los valores europeos y de redescubrimiento del papel de las mujeres en la construcción de la UE.
Una resignificación crítica de la historia de la UE desde la perspectiva y la memoria feminista, mostrando sus logros y contradicciones y posibilitando el empoderamiento de las mujeres y la interpelación crítica de toda la sociedad.
En este ciclo se abordarán temas como la lucha de la igualdad desde las instituciones europeas, la genealogía feminista y el futuro de las mujeres en la política europea así como el papel de las mujeres periodistas en la Europa del pasado y del presente.
Las periodistas en la Unión Europea
La primera mesa redonda, programada para el 6 de septiembre, lleva por título "Contar Europa. Mujeres periodistas en la Europa de ayer y hoy".
Actualmente, casi el 40% de las corresponsales que hay en Bruselas son mujeres, pero no siempre fue así. Nuestro relato de libertad, igualdad y democracia tiene una deuda impagable con todas las periodistas que, tanto ayer como hoy, nos han ofrecido desde sus corresponsalías una mirada esperanzada, crítica y profunda sobre los valores que se propugna la Unión Europea.
La directora de El País, Pepa Bueno, modera esta charla en la que participan Marta Carazo, corresponsal de TVE en Bruselas; Soledad Gallego-Díaz, exdirectora de El País que fue corresponsal en Bruselas, París y Londres, entre otras ciudades, y Beatriz Navarro, corresponsal de La Vanguardia en Bruselas».
domingo, 15 de outubro de 2023
sábado, 14 de outubro de 2023
«Durante três meses, Catarina fez retratos de mães com os filhos dentro da cadeia. A exposição Punctum – ser criança atrás das grades está na Fábrica Braço de Prata, em Lisboa, até 28 de Outubro»
Catarina entrou na prisão de Tires para fotografar como é “ser criança atrás das grades”
Durante três meses, Catarina fez retratos de mães com os filhos dentro da cadeia. A exposição Punctum – ser criança atrás das grades está na Fábrica Braço de Prata, em Lisboa, até 28 de Outubro. Veja aqui.
sexta-feira, 13 de outubro de 2023
«Conversas sobre cuidar, bem-estar e saúde mental: um número especial da revista Leonorana no maat extended»
quinta-feira, 12 de outubro de 2023
«A norte-americana Claudia Goldin foi laureada com o Prémio Nobel da Economia aos 77 anos, tornando-se na terceira mulher galardoada entre os já 93 distinguidos em ciências económicas. Por ter descoberto os principais fatores das diferenças de género em contexto laboral e por "ter avançado a compreensão dos resultados das mulheres no mercado de trabalho" »
«Diferenças de género no trabalho dão Nobel
Professora de Harvard foi distinguida pela sua investigação onde descobriu "os principais fatores das diferenças de género no mercado de trabalho" e por ter criado a primeira "descrição exaustiva" sobre os rendimentos e participação das mulheres no mercado laboral ao longo dos séculos».
*
* *
Leia também na Forbes:
«5 descobertas que levaram Claudia Goldin a ganhar o Nobel de Economia»
quarta-feira, 11 de outubro de 2023
EXPOSIÇÃO|«Vita Prima.Santo António em Portugal»
«Esta exposição é uma viagem pela vida de Santo António enquanto jovem. É também uma proposta para entender como o santo e os valores a si associados, sacros e profanos, se tornaram pilares identitários de Lisboa.
António teve duas vidas: antes e depois de aderir à Ordem dos Frades Menores. Em Itália e em França, é mais conhecido como pregador e primeiro professor desta Ordem. Mas, em Portugal, conservou-se a memória da sua infância e juventude, nos locais por onde passou e numa abundante tradição oral.
A vida de Fernando de Bulhões conta-se pelos locais portugueses onde se formou. Colheu os primeiros ensinamentos na Sé de Lisboa, tornou-se monge no Mosteiro de São Vicente de Fora e adquiriu mais sólida formação no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. A morte dos cinco Mártires de Marrocos tê-lo-á feito abraçar a causa mendicante. Adotou o nome António e partiu no outono de 1220 para evangelizar em Marrocos». Saiba mais.
segunda-feira, 9 de outubro de 2023
«WOMEN IN REVOLT! ART AND ACTIVISM IN THE UK 1970-1990»|que bom saber que vai acontecer ... com a «marca TATE» | POR CÁ NÃO PODERÍAMOS FAZER ALGO EQUIVALENTE?
«Art,
Activism and the Women’s movement in the UK 1970–1990
This exhibition is the first of its kind – a major survey
of feminist art by
over 100 women artists working in the UK. It explores how networks of women
used radical ideas and rebellious methods to make an invaluable contribution to
British culture. Through their creative practices, women’s liberation was
forged against the backdrop of extreme social, economic and political change.
Women in Revolt! brings
together a wide variety of mediums including painting, drawing, sculpture,
performance, film and photography. It explores and reflects on issues and
events such as: the British Women’s Liberation movement, the fight for legal
changes impacting women, maternal and domestic experiences, Punk and
independent music, Greenham Common and the peace movement, the visibility of
Black and South Asian Women Artists, Section 28 and the AIDs pandemic.
The show celebrates the work and lived experiences of a
hugely diverse group of women. Many who, frequently working outside mainstream
art institutions, have largely been left out of artistic narratives. Women
in Revolt! presents many of these works for the first time since the
70s.
This exhibition platforms a productive, politically
engaged set of communities, who changed the face of British culture and paved
the way for future generations of artists». Saiba mais.
domingo, 8 de outubro de 2023
TEATRO LIVRE |«A língua em Pedaços» de Juan Mayorga, leva-nos a uma jornada intrincada pelo mundo de Teresa d’Ávila, uma figura que, sendo hoje considerada uma reformadora, desafiou as convenções da sociedade espanhola do século XVI | 18-22 OUTUBRO 2023 | NO TEATRO DO BAIRRO | LISBOA
sábado, 7 de outubro de 2023
NARGES MOHAMMADI | Nobel da Paz 2023
sexta-feira, 6 de outubro de 2023
QUANDO O NOBEL É «UM CURTO AGRADECIMENTO A QUEM A HUMANIDADE TANTO FICOU A DEVER» | aproveitemos para lembrar o papel da ciência e o trabalho dos investigadores que descobriram a vacina covid-19 e que agora foram laureados, em tempos dispensados da Universidade porque a sua investigação não era rentável | CELEBREMOS A DISTINÇÃO! |APOSTEMOS NA CIÊNCIA