segunda-feira, 28 de outubro de 2024

«50 anos depois do 25 de abril, olhar a escola a partir daqueles cidadãos que ela exclui pode ajudar-nos a compreender melhor o modo despercebido, contínuo e desumano como se continua a praticar a exclusão escolar em “escolas inclusivas”»

 


Sinopse

50 anos depois do 25 de abril, olhar a escola a partir daqueles cidadãos que ela exclui pode ajudar-nos a compreender melhor o modo despercebido, contínuo e desumano como se continua a praticar a exclusão escolar em “escolas inclusivas”. A análise de “processos individuais de alunos” que foram marginalizados e abandonaram as nossas escolas públicas traz à luz do dia o persistente “modo de produção da exclusão escolar” e ilumina o papel da escola na humilhação e marginalização de alguns alunos.

Esta desocultação pretende ser mais um passo em ordem à construção de uma escola mais equitativa e justa. Saiba mais.

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Aquando do lançamento:


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Ontem o autor foi convidado do jornal da RTP2, e é de revisitar o que ali assinalou. Do que nos levou a pensar: a partir do momento em que se é «assinalado» entra-se numa espiral de marginalização da qual só alguns eventualmente sairão. E isso será  semente de vidas que ninguém deseja.



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