sábado, 5 de outubro de 2024

QUINO |«TODA A MAFALDA»| a heroína do nosso tempo, segundo Umberto Eco

 

SINOPSE

Inconformada, única e inesquecível, a Mafalda é uma irreverente criança de seis anos dotada de uma personalidade forte e de uma mente inquisidora, com um olhar crítico sobre as complexidades e contradições do mundo em que vive e uma obstinação em não fechar os olhos — e a boca! Defensora dos direitos humanos, a Mafalda opõe-se sagazmente às guerras, injustiças e desigualdades. E, acima de tudo, luta por que se acabe com a sopa no mundo, e com a prepotência de quem a quer impor.
Toda a Mafalda é a edição completa que reúne todos os desenhos e tiras que Quino, o seu brilhante criador, fez da sua personagem mais querida. Com prefácio de Umberto Eco, que considera a Mafalda «a heroína do nosso tempo», esta edição inclui uma contextualização histórica das tiras, homenagens de personalidades internacionais e portuguesas do mundo das artes e do espetáculo, entre outros materiais inéditos, que nos mostram que, após sessenta anos, as observações ousadas e perspicazes da Mafalda continuam tão pertinentes como nunca. Saiba mais.


*
*  *

Com fonte na revista do semanário Expresso:« (...) Assinalando os 60 anos de Mafalda, o festival Amadora BD deste ano dedica-lhe uma exposição. Entre os dias 17 e 27 deste mês, a personagem ocupará as paredes do festival com um conjunto de tiras selecionadas a partir do tema dos valores e da ética, acompanhando o lema central do Amadora BD deste ano, “Humanidade”, mas também o tema transversal das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Afinal, o “bastão de amolgar ideologias” que Mafalda tanto desprezava também andou por aqui. E o mundo não mudou tanto que não se reconheçam nas velhas tiras de Mafalda os mesmos vícios, os mesmos conflitos, a mesma urgência de paz». O titulo do artigo, de Sara Figueiredo Costa, a nosso ver bem esgalhado: «Mafalda, a eterna».

*
*  *


Das muitas tiras que podemos encontrar na internet:




Sem comentários:

Enviar um comentário