quarta-feira, 23 de outubro de 2024

RUI MOREIRA DE CARVALHO | PAULA VEIGA | «Instinto Feminino»


SINOPSE

 Esta obra trata o tema do instinto feminino, tendo como foco o "uso da língua oficial [portuguesa] no empoderamento da mulher moçambicana". E que instinto feminino é esse?
A riqueza étnica-cultural de Moçambique identifica cerca de 21 idiomas diferentes. Esta riqueza tem um elevado imposto sucessório: como ensinar uma língua oficial que os pais não conhecem sem os professores adequados? Em certas regiões, as mães não têm capacidade para apoiar a ida dos filhos à escola. A pobreza retira-lhes o poder que a autoridade, enquanto educadoras, lhes confia. A falta desse poder não é só uma questão jurídica, moral e ética; também é económica.
Para um crescimento inclusivo e perene, as finanças e a economia (empreendedorismo/instituições) devem apoiar o investimento e o consumo desde a base da pirâmide social. O uso de novas tecnologias nos modelos de educação bilingue na fase de inserção das crianças nas escolas pode fomentar a aprendizagem da língua portuguesa, mitigar o abandono escolar, reforçar a identidade e a coesão nacional e promover a competitividade.
O modelo de crescimento deve considerar que as empresas integrem programas de responsabilidade social em parceria com os líderes locais focados no empoderamento da mulher. A mulher, enquanto esposa, mãe e família, saberá, através do seu instinto, fazer uso das oportunidades para uma construção coletiva.
"Não é o caminho que nos falta. O que nos falta é a viagem", escreve Mia Couto. Mas que a viagem decorra em paz e "sem a bengala emprestada". Que cada filho seja uma "bengala da família", enquanto caminho para o desenvolvimento de Moçambique. E do mundo. O instinto feminino saberá ajudar a encontrar os caminhos. E a fazer a viagem.
Este livro dirige-se a estudantes, professores, investigadores, gestores e empresários e a todos os interessados no tema, pretendendo atiçar a sua curiosidade e encorajar o debate.
- Cultura e normas sociais - A produtividade como instrumento de criação de valor social - A identidade de um Estado - Conquistar amigos e influenciar pessoas - "Não é o caminho que nos falta. O que nos falta é a viagem". Saiba mais.


Sem comentários:

Enviar um comentário