sexta-feira, 31 de outubro de 2025
quinta-feira, 30 de outubro de 2025
«Mulher nas suas múltiplas facetas é destaque nos Dias do Cinema português em Berlim»
DIANE KEATON _ ciclos de cinema na Cinemateca e no Nimas _ em Lisboa
Manhattan" de Woody Allen
«Todos a lembram imediatamente como um raio de luz no cinema de Woody Allen, o contraponto humano para os pequenos monstros neuróticos que Allen criava para si próprio. ANNIE HALL, claro, que até tem como título o nome da personagem interpretada por Keaton, será o momento mais célebre e mais luminoso das várias colaborações entre os dois, mas antes dele houve outros filmes a juntá-los (PLAY IT AGAIN, SAM, SLEEPER, LOVE AND DEATH) e depois dele também (INTERIORS, MANHATTAN e, derradeira e tardia colaboração Keaton/Allen, MANHATTAN MURDER MYSTERY).
A partir dos anos 80, Keaton moldou ainda outra faceta para a sua persona, nos papéis de “mulher de meia-idade”, quase sempre em convivência com a comédia romântica e num modelo (apenas semi-caricatural) em vizinhança com uma elegância “burguesa” plenamente assumida (os filmes dos “clubes”: FIRST WIVES’ CLUB, BOOK CLUB). Talvez nenhum filme do período tardio de Keaton seja uma obra-prima, mas a sua presença garantia-lhes, no mínimo, graça e inteligência, uma graça e uma inteligência que eram, essencialmente, dela.
Experimentou a realização por várias vezes, e a sua primeira ficção (UNSTRUNG HEROES, de 1995), até foi seleccionada para o Festival de Cannes. Como realizadora, esteve envolvida na mais mítica série americana da década de 1990 (dirigiu um episódio de TWIN PEAKS, a série tutelada por David Lynch).
terça-feira, 28 de outubro de 2025
segunda-feira, 27 de outubro de 2025
«CAMINHOS ENTRE A TERRA E O FOGO»
Exposição de Cerâmica Artística
“Caminhos entre a Terra e o Fogo"
Esta exposição convida o público a mergulhar num
universo com raízes ancestrais e, ao mesmo tempo, contemporâneo do que é
a Cerâmica.
As peças apresentadas são o resultado de um diálogo entre a matéria-prima, o espírito criativo e a intuição; onde o barro que é Terra, encontra a Água, o Ar e o Fogo. Estes quatro elementos associados aos pigmentos fazem a alquimia surgir pelas mãos destes Artistas.
Para alguns a cerâmica é associada a
objectos utilitários que usamos diariamente. No entanto, para outros
apresenta-se como meio de expressão artística.
Ao longo da história das Artes, o trabalho com a argila tem transcendido funções práticas para se afirmar como linguagem estética, carregada de simbologia, memória e emoção.
Manusear a terra sempre foi mais do que fabricar simples objectos: é um
acontecimento alquímico, um gesto poético e uma forma de contar histórias,
preservar tradições e celebrar a beleza que a Arte nos transmite em cada
detalhe.
Nesta exposição, os artistas ceramistas traçam seus próprios caminhos, explorando texturas, volumes, cores e formas que nascem da paixão que ocorre no encontro íntimo com os elementos naturais.
As obras expostas revelam a diversidade nas abordagens e testemunham a força expressiva que a cerâmica conquistou no panorama das artes visuais contemporâneas.
“Caminhos entre a Terra e o Fogo” é, portanto, uma celebração da matéria viva que é o barro, o Ar e a Água com a energia do Fogo, dos pigmentos e, principalmente, da criatividade humana que transmite e expressa visões que emocionam.. Veja mais.
domingo, 26 de outubro de 2025
na morte de LABORINHO LÚCIO
Nas situações de conflito parental, a necessidade de ouvir a criança é decisiva.
Este livro foi escrito a pensar em todas as crianças e jovens confrontados com a separação ou o divórcio dos pais, que tenham de ser ouvidos no tribunal em relação à sua vida futura. Mas dirige-se também aos adultos envolvidos (pais, irmãos, amigos, educadores, técnicos), que sintam a necessidade de explicar e sossegar os receios e anseios das crianças envolvidas». Saiba mais.
sábado, 25 de outubro de 2025
BOAS NOTÍCIAS!|UM ESPECTÁCULO DE HAJO SCHÜLER, MARIA RUEFF e RODRIGO FRANCISCO | «Elogio do Riso» | ESTREIA NO PRÓXIMO DIA 31 NO TEATRO MUNICIPAL JOAQUIM BENITE |ALMADA
sexta-feira, 24 de outubro de 2025
CARMEM MARIA MACHADO|«Na Casa dos Sonhos»
Partindo da experiência de uma relação asfixiante com uma mulher carismática, porém, volátil, a autora faz uma dissecação inédita dos mecanismos do abuso psicológico, analisando como ela própria se foi transformando nas garras da violência. E deixa um aviso: quem julga entrar na casa dos sonhos pode, afinal, estar a entrar numa casa assombrada.
Da adolescência religiosa aos estereótipos dos relacionamentos lésbicos, dos cânones da sexualidade à violência das relações amorosas, esta narrativa pungente estilhaça todas as ideias sobre o que pode ser um livro de memórias. com uma honestidade e humanidade desarmantes, Carmen Maria Machado desfia uma história que se entranha na nossa pele e passa a ser também a nossa».
quarta-feira, 22 de outubro de 2025
«(...)Tudo o que aprendi sobre hidrofeminismo aprendi na MTV e na VH1, sob outros nomes, outras teóricas, outras imagens: TLC, Waterfalls. Aaliyah, Rock the Boat. Janet Jackson, Everytime. Mulheres negras em piscinas, mergulhando, flutuando, amando os seus próprios corpos; mulheres negras numa ilha, num barco, dançando; mulheres cujos corpos negros se tornavam transparentes, se desfaziam e refaziam em esculturas musicais, dando conselhos para a vida, apelando a uma maior cidadania, combatendo epidemias. (...)»
segunda-feira, 20 de outubro de 2025
domingo, 19 de outubro de 2025
KAMEL DAOUD _ O CONCOURT 2024 | «Nenhuma sociedade árabe avançará enquanto o estatuto da mulher não mudar. Esta é a verdadeira questão, é esta a verdadeira revolução»
DOS OUTROS | NORDIC COUNCIL OF MINISTERS | «Nordic Region to build strong global coalition for gender equality and equal rights»
sábado, 18 de outubro de 2025
«Senhora de Si»
Enquanto Amélia tenta reconstruir-se, as sessões de terapia com Joana revelam camadas profundas de um passado que teima em não desaparecer. Sofia, inicialmente uma presença reconfortante, torna-se um espelho dos traumas e desejos não realizados de Amélia, levando-a a questionar a própria realidade.
Senhora de Si é um livro sobre perda, cura e a coragem de enfrentar os fantasmas do passado para encontrar um novo sentido na vida. Saiba mais.
sexta-feira, 17 de outubro de 2025
«Neste Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, vamos rejeitar o estigma e a discriminação. Vamos apoiar as pessoas que vivem na pobreza e agir com solidariedade para acabar com a pobreza de uma vez por todas»
O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza deste ano convoca a todos a acabar com os maus-tratos sociais e institucionais às pessoas que vivem na pobreza – e a honrar a promessa dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de erradicar a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
Isso requer políticas que não deixem ninguém para trás:
- cuidados de saúde e habitação acessíveis;
- trabalho decente e salários justos;
- proteção social universal;
- segurança alimentar;
- educação de qualidade; e
- financiamento que funcione para os países e as comunidades.
Neste Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, vamos rejeitar o estigma e a discriminação. Vamos apoiar as pessoas que vivem na pobreza e agir com solidariedade para acabar com a pobreza de uma vez por todas.
quinta-feira, 16 de outubro de 2025
«Construtoras de Impérios»
Percorrendo vários cenários, desde os metropolitanos a espaços coloniais, na África, Ásia e América, a obra torna patente que a expansão ultramarina portuguesa não foi uma mera história de homens em trânsito, foi também uma história de mulheres em ação. A mulher, portuguesa e autóctone, que nos documentos oficiais surge silenciada ou representada como subordinada, surge neste livro como personagem ativa na política, na economia e na sociedade - em Portugal e em espaços ultramarinos». Saiba mais.
CARMINHO|«Eu Vou Morrer de Amor ou Resistir»
segunda-feira, 13 de outubro de 2025
«A Ilha da Mulher Adormecida»
- Maldito sejas, capitão Mihalis - sussurrou ela de repente.
Ele demorou um momento a compreender.
- Sim - disse, por fim.
Levantou o rosto para contemplar a abóbada celeste, que parecia ter descido para se instalar à volta deles, envolvendo--os até ao fim dos tempos. Como se estivessem sozinhos na última noite do mundo.» Estamos em 1937 e a guerra civil grassa em Espanha. o marinheiro mercante Miguel Jordán Kyriazis chega ao Líbano, onde a sua vida toma um rumo inesperado. É encarregado de uma missão clandestina que visa atacar as embarcações soviéticas que transportam ajuda militar para os republicanos. Será o seu primeiro ato como marinheiro de guerra.
A base de operações está instalada numa pequena ilha no Mar Egeu, propriedade do excêntrico Barão Katelios e da sua sedutora mulher. Entre eles e Miguel forma-se um triângulo amoroso tão perigoso quanto o xadrez humano que o rodeia. Espiões, mercenários, rebeldes e operacionais do regime... o destino jogando-se a cada dia, insidioso, inabalável... Saiba mais.
domingo, 12 de outubro de 2025
sexta-feira, 10 de outubro de 2025
NÃO ESTAMOS INDIFERENTES ÀS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS | nomeadamente em Lisboa onde votamos | PARA O SUBLINHAR «LISBOA QUE AMANHECE» EM CANÇÃO DE SÉRGIO GODINHO E EM ARTIGO DE HOJE DO PROFESSOR JOSÉ NEVES NO DN
LEMBRETE |«O Julgamento Pelicot aterra no Panteão Nacional às 18h de sábado, dia 11»
* *
quinta-feira, 9 de outubro de 2025
ANA PAULA TAVARES | vence Prémio Camões
quarta-feira, 8 de outubro de 2025
FALECEU CATARINA DE ALBUQUERQUE
NO IMS PAULISTA |Exposição «Gordon Parks: a América sou eu»| TEMOS ALGUMAS DAS FOTOGRAFIAS NA INTERNET
No último sábado (4/10), o IMS Paulista abriu a exposição Gordon Parks: a América sou eu. A retrospectiva apresenta a trajetória, a obra e o legado do fotógrafo Gordon Parks (1912-2006), que documentou a história da população negra norte-americana no século 20, dos movimentos sociais à vida cotidiana. A mostra reúne cerca de 200 fotografias, além de filmes, depoimentos e publicações. Entre as obras exibidas, estão retratos de nomes centrais do movimento negro americano, como Malcolm X, Martin Luther King e Muhammad Ali, além de séries consagradas que abordam temas como infância e religião». saiba mais.




































