«Este programa assinala 50 anos desde a
Mostra Internacional de Cinema de Intervenção, um encontro de nove dias que
decorreu no Estoril, em Maio de 1976, reunindo mais de 150 filmes comprometidos
politicamente, de diversas geografias do Norte e Sul Global.
Praticamente esquecida hoje, a Mostra
foi um projecto ambicioso, abertamente militante, que articulou diferentes
lutas de todo o mundo através do cinema e, desse modo, interrelacionou redes de
solidariedade antifascistas, anti-racistas, operárias e feministas na Europa
com as lutas anticoloniais e anti-imperialistas de outras geografias. Nesse
contexto, o cinema era inseparável da colectividade e da imaginação política,
das práticas de ver, fazer e pensar em conjunto através de imagens.
Ao longo de três dias, levantar-se-á uma
série de questões em torno da capacidade do cinema para intervir na realidade
política actual, bem como reflexões acerca das infra-estruturas, antigas e
novas, através das quais as práticas cinematográficas contemporâneas poderão
produzir formas de colectividade e de mobilização concretas».

Sem comentários:
Enviar um comentário