sexta-feira, 25 de outubro de 2019

OLGA TOCARCZUK | «Conduz o Teu Arado Sobre os Ossos dos Mortos»

«Uma surpreendente junção de thriller, comédia e tratado político, escrito por uma autora que combina um intelecto extraordinário com uma sensibilidade anárquica.» The Guardian
Numa remota aldeia polaca, a excêntrica Janina Duszejko, professora reformada, divide os seus dias a traduzir a poesia de William Blake e a observar os sinais da astrologia, fazendo por manter-se afastada das pessoas e próxima dos animais, cuja companhia prefere; mas a pacatez dos seus dias vê-se interrompida quando começam a aparecer mortos vários membros do clube de caça local. Certa de encontrar respostas, Janina decide lançar-se na investigação do caso, chegando a uma estranha teoria que espalhará o terror pela comunidade.
Sob a máscara de policial noir ou fábula macabra, Conduz o Teu Arado Sobre os Ossos dos Mortos é um romance mordaz e desconcertante que questiona a nossa posição acerca dos direitos dos animais e responsabilidade sobre a natureza, bem como todas as ideias preconcebidas sobre a loucura, a justiça e a tradição.
«Podia ser uma versão do  filme Fargo, reescrita por  Thomas Mann.» The Telegraph
«Uma entre os poucos assinaláveis romancistas europeus a surgirem neste século.» The Economist.

Olga Tokarczuk


.
 .    . 



Em 2019, Olga Tokarczuk foi distinguida pela Academia Sueca com o Prémio Nobel de Literatura pela sua «imaginação narrativa, que com uma paixão enciclopédica representa o cruzamento de fronteiras como forma de vida».
.
.     .

E no Site do NOBEL PRIZE conheçamos os premiados ao longo dos anos, e a desproporção entre homens e mulheres. Também lá se pode ver este video:


Sem comentários:

Enviar um comentário