domingo, 12 de janeiro de 2025

«de toutes beautés! _ Cada obra, à sua maneira, leva-nos a questionar a nossa perceção da beleza ao longo do tempo e, por vezes, mostra que certas questões ainda são relevantes hoje em dia»

  



«(...)“De toutes beautés!”, que é acompanhada por uma aplicação digital com conteúdos áudio e interativos, oferece uma narrativa através de 42 obras, cada uma com uma etiqueta específica. Cada obra, à sua maneira, leva-nos a questionar a nossa perceção da beleza ao longo do tempo e, por vezes, mostra que certas questões ainda são relevantes hoje em dia.
A escultura do "Hermaphrodite endormi" (Hermafrodita adormecido), baseada num original grego datado de 150 a.C., levanta questões sobre a noção de género, enquanto o "Voltaire nu" de Jean-Baptiste Pigalle, datado de 1776, que retrata o escritor e filósofo francês vestido com um simples lençol e representado na “verdade do envelhecimento”, com um rosto magro e um corpo enrugado, levanta questões sobre a idade e a sua representação. (...)». Leia mais.


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 E no semanário Expresso:

"Não há um conceito universal de beleza, ela implica sempre o olhar do outro": a história da beleza está no Louvre até 2027

De toutes beautés!” partiu de uma parceria conjunta entre o Museu do Louvre e o departamento de Arte, Cultura e Património do grupo de cosmética L’Oréal, e é Delphine Urbach, diretora deste departamento e curadora desta exposição que começa por responder: “Não há um sentido universal para o conceito de beleza. Implica sempre o olhar do outro e, por isso, ela é subjetiva, plural e diversa. O objetivo desta exposição foi falar da importância fundamental que teve no desenvolvimento das sociedades.”

Partindo de uma escolha entre o acervo deste colossal museu — ocupa uma área de quase 73 mil metros quadrados e alberga uma coleção com cerca de 38 mil obras que abarcam mais de 10 mil anos da história da arte — a curadoria de “De toutes beautés!” selecionou 108 obras, sugerindo-se a partir delas um guião visual e sonoro que foi desenhado em três linhas de orientação: “Gestos rituais e práticas de beleza”, “Cânones ou visões idealizadas” e “O que as questões sobre aparência e beleza revelam sobra a sociedade e as suas transformações”. (...) Se tiver acesso leia na integra.

 

 


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