domingo, 31 de agosto de 2025
sábado, 30 de agosto de 2025
VEJA FOTOGRAFIAS DE LEE MILLER
«A major exhibition of the trailblazing surrealist photographer Lee Miller
First exposed to a camera by working in front of it, Miller was one of the most sought-after models of the late 1920s. She quickly stepped behind the lens, becoming a leading figure in the avant-garde scenes in New York, Paris, London and Cairo.
The exhibition will showcase Miller’s extraordinary career, from her participation in French surrealism to her fashion and war photography. Exploring her artistic collaborations, the exhibition will also shed light on lesser-known sides of her practice, such as her remarkable images of the Egyptian landscape in the 1930s.
With around 250 vintage and modern prints, including those never previously displayed, the exhibition reveals Miller's poetic vision and fearless spirit.
Determined to forge her own path, she later commented, ‘It was a matter of getting out on a damn limb and sawing it off behind you.’
Lee Miller is supported by the Lee Miller Exhibition Supporters Circle, Tate International Council, Tate Patrons, Tate Photography Acquisitions Committee, Tate Americas Foundation and Tate Members.
Lee Miller is organised by Tate Britain in collaboration with the Musée d'Art Moderne de Paris and the Art Institute of Chicago». Mais no site da TATE.
sexta-feira, 29 de agosto de 2025
quinta-feira, 28 de agosto de 2025
EXPOSIÇÃO NO MAAT|«Miriam Cahn – O que nos olha»
quarta-feira, 27 de agosto de 2025
CONHECER A «AÇÃO EDUCATIVA» _ BRASIL |«Fundada em 1994, a Ação Educativa é uma associação civil sem fins lucrativos que atua nos campos da educação, da cultura e da juventude, na perspectiva dos direitos humanos»
É sua missão a defesa de direitos educativos, culturais e da juventude, tendo em vista a promoção da democracia, da justiça social e da sustentabilidade socioambiental no Brasil».
segunda-feira, 25 de agosto de 2025
EM AGOSTO VISITAR NA INTERNET O «NATIONAL MUSEUM OF WOMEN IN THE ARTS» NÃO DEIXARÁ DE SER UM BOM PROGRAMA | em especial podemos olhar obras de mulheres legendadas onde por exemplo «Viriato» de Joana Vasconcelos
In The Abandoned Doll, Suzanne Valadon portrays an intimate scene with a strong psychological mood. Seated on a bed, a fully clothed woman towels dry a girl. The girl, clad only in a pink hair ribbon, turns away from the woman and appears to inspect herself in a hand mirror. The pink bow echoes that in the hair of the doll, a symbol of childhood forgotten on the floor near the bed. This visual connection, combined with the girl’s maturing body, suggests that this is a moment of transition in her young life. (..)». Continue.
sábado, 23 de agosto de 2025
TALVEZ LHE INTERESSE A INICIATIVA «VEM CONVERSAR COM A CDU !» | em torno disto: «Existem respostas em Lisboa para os pais que necessitam de ter actividades para os tempos livres das crianças em período de férias escolares? A CDU tem proposta»| 27 AGO 2025 | QUARTA-FEIRA | 18:00 | JUNTO AO CORETO DO JARDIM DA ESTRELA | LISBOA
ALAIN CORBIN |«História do Repouso»
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
«CRIVO–Festival Mulheres Compositoras 1.ª edição» | 18 SET _ 2 OUT _ 2024 | LISBOA
Na sua primeira edição, o CRIVO – Festival Mulheres Compositoras festeja a música composta por mulheres, da Idade Média ao presente, de países como Portugal, França, Itália, Alemanha e Estados Unidos da América, entre muitos outros, celebrando o seu trabalho através de uma programação exclusiva.
De 18 de Setembro a 2 de Outubro, o CRIVO apresenta quatro concertos comentados com a curadoria da musicóloga Inês Thomas Almeida; a estreia nacional do filme ‘Fanny: The Other Mendelssohn’ (2023), de Sheila Hayman; a conferência “As mulheres compositoras. Processos de exclusão e de resistência”, por Rui Vieira Nery e o Fórum Ensino, uma conversa sobre as mulheres compositoras nos programas pedagógicos do ensino da música.
O CRIVO – Festival Mulheres Compositoras mostra obras ímpares da História da Música criadas ao longo dos séculos por mulheres, interpretadas pelo Grupo Vocal Olisipo, pelo pianista Raúl da Costa e o quarteto de cordas Camerata Atlântica, pela Real Câmara – Orquestra Barroca e pela Orquestra Gulbenkian, com direcçao de Tianyi Lu, e Jay Campbell no violoncelo. (...)». Continue a ler.
quarta-feira, 20 de agosto de 2025
FILME | «Manas»
segunda-feira, 18 de agosto de 2025
CAN XUE |«Fronteira»
SINOPSE
domingo, 17 de agosto de 2025
HOUVE HOMOFOBIA DIZ A ARGUMENTISTA | 20 anos depois recordar «O Segredo de Brokeback Mountain»
«Atitude de Clint Eastwood foi aviso: derrota de "O Segredo de Brokeback Mountain" nos Óscares não surpreendeu a sua argumentista»
sábado, 16 de agosto de 2025
Desfile da Mordomia
sexta-feira, 15 de agosto de 2025
UNICEF |«Gaza's Silent Threat | Fighting disease during war»
«Gaza's Silent Threat
Gaza's Silent Threat, a new documentary from UNICEF, is a powerful testament to the impact of war on children's health — and a tribute to the courage of families and health workers striving to survive and care for one another in the most fragile of circumstances». Veja aqui.
quinta-feira, 14 de agosto de 2025
«Os homens estão mesmo a deixar de ler ficção? Elas estão a ler mais do que eles, principalmente romances, fantasia e thrillers. Homens escolhem a não-ficção em nome do autoaperfeiçoamento e evitam ler autoras mulheres. Mas há quem contrarie»
Começa assim: «Nuno, André e Flávio remam contra a maré. Fazem parte de um grupo que parece caminhar, ainda que lentamente, para a extinção: homens que lêem ficção. Não é apenas um estereótipo. Há dados, nacionais e internacionais, que o mostram. As mulheres estão a ler mais do que os homens, principalmente géneros como romance, fantasia ou thrillers. Mas por que é que a ficção atrai mais mulheres do que homens? E o que é que isto nos diz sobre os papéis sociais de género do Portugal de hoje?
(...)«Só as mulheres lêem mulheres
Um outro estudo relacionado com hábitos de leitura produziu resultados desanimadores. Uma investigação da ONG britânica Women’s Prize Trust, com base nos dados da Nielsen BookData, que analisou 54 mil livros comprados no Reino Unido em 2023, descobriu que embora o público feminino leia livros de mulheres e homens de forma igualitária, os homens tendem a rejeitar livros escritos por mulheres em favor de autores masculinos. (...)»
quarta-feira, 13 de agosto de 2025
VERÃO NO MNAA
segunda-feira, 11 de agosto de 2025
KAREN GEVIRTZ |«A Mulher do Boticário»
Ao contrário do que se costuma dizer, a medicação não melhorou durante a Revolução Científica. No entanto, de alguma forma, entre 1650 e 1740, a mulher doméstica e o médico trocaram de lugar na consciência cultural: ela tornou-se a curandeira ineficaz e potencialmente perigosa; ele, o especialista conhecedor e fiável.
Os profissionais normalizaram a ideia de as pessoas lhes pagarem por aquilo que já recebiam em casa gratuitamente, lançando as bases da chamada Big Pharma e do atual sistema global de medicamentos com fins lucrativos.
Através de uma rigorosa investigação de arquivos, a autora analisa questões relacionadas com os cuidados de saúde globais, tanto no passado como no presente, abrangendo um vasto leque de lugares em todo o mundo. Saiba mais.
«Casar»
Das 10h às 12h e das 13h30 às 18h
Entrada gratuita
Acesso condicionado durante as cerimónias de culto na Igreja de São Roque». Veja mais.
domingo, 10 de agosto de 2025
« Mais do que uma exposição sobre a arte de Paula Rego, “The Anthony Rudolf Collection” é, sobretudo, um testemunho sobre uma extraordinária relação profissional e amorosa»
Temos este trabalho no semanário Expresso:se tiver acesso: veja aquiDe lá«(...) Anthony e Paula tornaram-se companheiros em junho de 1996 — ele prefere a palavra portuguesa ‘namorados’, “bem mais ternurenta e adorável”. No outono desse ano, ele tornou-se igualmente no modelo dela. Esta relação romântica e artística (Paula usava a palavra “cumplicidade”) iria perdurar até ao fim da vida dela, 26 anos mais tarde. “Três semanas antes de morrer [em 8 de junho de 2022], Paula ainda desenhou um sketch meu na pele de Branwell Brontë, com as minhas próprias roupas e apenas uma garrafa como adereço”, recorda. (...)».
sábado, 9 de agosto de 2025
HÁ UM LADO POSITIVO| estamos a discutir a «amamentação» ...
sexta-feira, 8 de agosto de 2025
«ISABEL, Rainha e Santa de Portugal»| exposição no Museu Nacional de Machado de Castro | COIMBRA
«Está patente até 26 de outubro, no Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC) a exposição ISABEL, Rainha e Santa de Portugal.
quarta-feira, 6 de agosto de 2025
NESTE 6 DE AGOSTO OUTRA VEZ MARGUERITE DURAS |«Hiroshima Meu Amor»
A breve aventura acontece no único lugar do mundo em que não se espera que estas coisas aconteçam. Conversam sobre Hiroshima, como se não fosse impossível falar de Hiroshima. Ambos carregam uma ferida aberta do passado, não apenas ele. A dela é a do primeiro grande amor, por um soldado alemão executado à sua frente após a libertação - a que se seguiu o calvário da tosquia e da humilhação das mulheres que se haviam deitado com o inimigo.
Este livro nasce a partir do argumento que Marguerite Duras escreveu para o filme homónimo de Alain Resnais e reaparece, agora, numa nova edição». Saiba mais.
80 anos da bomba de Hiroshima: sobreviventes ainda são vítimas de discriminação
Em 6 de agosto de 1945, os Estados Unidos lançaram uma bomba atômica sobre a cidade japonesa, matando 140 mil pessoas. Moradores foram estigmatizados por 'radiação'. Leia aqui.
NO CINEMA IDEAL EM LISBOA | filmes «singulares e fascinantes» de António Reis e Margarida Cordeiro
terça-feira, 5 de agosto de 2025
AS MULHERES DE D.AFONSO HENRIQUES
Ao contrário da imagem simplificada que tantas vezes nos chega através dos manuais escolares, D. Afonso Henriques teve três mulheres conhecidas. Apenas uma foi sua esposa legítima: D. Mafalda de Sabóia, filha do Conde de Sabóia e descendente de famílias influentes do norte de Itália. O casamento realizou-se em 1146 e dela nasceram sete filhos legítimos: D. Henrique, que morreu em criança; D. Urraca, que foi rainha de Leão e mãe de Afonso IX; D. Teresa, que casou com Egas Moniz de Ribadouro; D. Mafalda, D. Sancho, D. Sancha e D. Branca — sendo estas últimas três figuras de vida religiosa, ligadas ao Mosteiro de Lorvão. Entre todos, foi D. Sancho I quem herdou o trono, tornando-se o segundo rei de Portugal, conhecido como “o Povoador”, por ter incentivado o repovoamento das terras conquistadas. (...)».
segunda-feira, 4 de agosto de 2025
«Nascidas Rebeldes»







































