Sempre que visitamos o blogue «SILÊNCIOS E MEMÕRIAS» sentimos um impulso para «avisar toda a gente» que ele existe. E aqui estamos uma vez mais a lembrá-lo. Diz-nos sobre Homens e Mulheres que lutaram e resistiram. Ilustrando, ao acaso, olhemos para o que podemos saber sobre Sara Beirão, na imagem acima. De lá:
«Filha do médico Francisco de Vasconcelos de Carvalho Beirão, a jornalista e escritora Sara de Vasconcelos Carvalho Beirão nasceu em Tábua em 30 de Julho de 1880.
Para além da notoriedade enquanto autora foi, desde a Monarquia, propagandista republicana e militou na Liga Republicana das Mulheres Portuguesas e no Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas.
A sua estreia no jornalismo deu-se no periódico Tabuense fundado pelo pai, servindo-se do pseudónimo Álvaro de Vasconcelos. Passou por Coimbra, onde colaborou no jornal Humanidade e, quando se fixou em Lisboa, manteve colaboração diversificada na imprensa: Boletim da Câmara Municipal de Lisboa, O Comércio do Porto, Diário de Coimbra, Diário de Lisboa, Diário de Notícias, Eva, Figueirense, Ilustração, Jornal da Mulher, Jornal de Notícias, Modas e Bordados, Portugal Feminino, O Primeiro de Janeiro, O Século, O Século Ilustrado, Serões, Vértice.
Assinou textos em jornais brasileiros - Diário Português e Vida Carioca - e proferiu conferências sobre temas educativos e femininos. (...)».
*
* *
Gostamos de pensar que com gestos simples, como um post, podemos contribuir para «NOMEIA TODOS OS NOMES. LUTARAM E RESISTIRAM» como nos diz
António Borges Coelho


Sem comentários:
Enviar um comentário