segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

MULHERES EM DESTAQUE | dos Prémios Europeus de Cinema Laura Carreira e a grande Liv Ullmann




«A imigrante Portuguesa Aurora (Joana Santos) trabalha como preparadora e repartidora de encomendas num centro de distribuição na Escócia. Presa entre os limites do local de trabalho e a partilha de casa, Aurora luta para resistir à solidão e à alienação, enquanto tenta preservar a sua identidade.
Ambientado num cenário dominado pela Gig Economy, controlada por algoritmos que nos afastam uns dos outros, "On Falling" explora a luta vital para encontrar significado e uma particular conexão humana no mundo contemporâneo.
Produzido pelas equipas de I, Daniel Blake, Sorry We Missed You e The Wind That Shakes the Barley, "On Falling" é a estreia em longa-metragem da realizadora e argumentista Laura Carreira.
Este retrato íntimo e inabalável de uma imigrante examina a relação dela com o trabalho precário que a constrange e define». Daqui.


*
* *


Foi com o filme do trailer acima, como podemos ler no Público, por Vasco Câmara, e ver aqui, que Laura Carreira é «a descoberta do ano» nos Prémios Europeus do Cinema.


*
* *
«A grande atriz Liv Ullmann recebeu um prêmio especial de carreira
no European Film Awards das mãos de Juliette Binoche. Merecidíssimo.
E, aos 87 anos , extremamente lúcida, fez um discurso emocionante e atual.
Aqui vai uma pequena parte. Parabéns pra ela!»

Sobre os Prémios veja também na EuroNews. De lá «Uma cerimónia solene e politicamente carregada»  onde podemos ler: 
«(...) Uma das partes mais memoráveis da noite foi a apresentação, pela presidente da Academia Europeia de Cinema, Juliette Binoche, do prémio Lifetime Achievement Award deste ano à lenda do cinema norueguês Liv Ullmann (Persona, Cenas de um Casamento).
Ullmann, visivelmente emocionada, subiu ao palco para receber o prémio. "Estou muito, muito grata", disse para uma ovação de pé. Mas, mesmo assim, o ambiente voltou a ser de atualidade.
"O mundo é estranho, assustador e difícil de resolver, mas os filmes podem dizer às pessoas porque é que estamos especificamente assustados agora", disse Ullmann, que também mencionou como era estranho que o Prémio Nobel fosse "de repente para outra pessoa", referindo-se à líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, que recentemente entregou o seu Prémio Nobel da Paz a Trump, o que provocou muita incredulidade na Noruega. (...)».


Sem comentários:

Enviar um comentário