domingo, 7 de maio de 2023

AMANHÃ DIA 8 MAIO 2023 PELAS 17:00 | AULA DE JUBILAÇÃO DO PROFESSOR PAZ FERREIRA | atingiu o limite de idade para dar aulas mas despede-se com livro contra o idadismo

 



EXCERTOS: «O catedrático Eduardo Paz Ferreira despede-se segunda-feira da docência por limite de idade, regra que considera infeliz e que contraria com o lançamento de um livro que é um manifesto contra o “idadismo”, a discriminação em função da idade. (...)

Professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde entrou em 1977, Eduardo Paz Ferreira preparou sem resignação a aula de jubilação, que coincidirá com o pré-lançamento do livro “Devo Fechar a Porta?”.

A resposta surge ao longo da obra, através da qual o autor pretende contribuir para um debate alargado na sociedade portuguesa sobre o valor dos cidadãos com mais idade e o contributo que têm para dar quando pretendem continuar ativos.

O impedimento de dar aulas “atingiu” outros docentes antes, como o constitucionalista Jorge Miranda, recordou, observando que a tendência é para uma perda de confiança nas pessoas com mais idade em várias profissões liberais, dos médicos aos advogados, “com algumas exceções, brilhantes”.

“Estou a pensar no Siza Vieira, no professor Manuel Antunes, enfim outras pessoas que ultrapassaram os 70 anos e que continuam com imenso sucesso profissional”, referiu. A estes nomes poderá juntar-se o do arquiteto Gonçalo Byrne, reconheceu.

(...)“Todos nós, cidadãos, devemos intervir, estar empenhados na defesa dos interesses de todos e, em particular, dos mais fragilizados, dos mais desfavorecidos, das classes mais pobres, dos imigrantes, de tantas pessoas que vivem em dificuldade. Penso que isso é extremamente importante, particularmente no momento político que vivemos, que é muito confuso, quer em Portugal, quer no mundo, com a escalada da extrema-direita e com os partidos, digamos tradicionais, a não conseguirem encontrar resposta”, defendeu o professor de Direito Público. (...)».

Entretanto:





Sem comentários:

Enviar um comentário